A abertura de micro e pequenas empresas (MPEs) atinge números históricos no Brasil em 2023. Como resultado desse crescimento, a carteira de crédito destinada a MPEs na região Nordeste já ultrapassou a marca de R$ 634,9 milhões, de acordo com informações do Sicredi, uma instituição financeira cooperativa.
O expressivo aumento de investimentos nesse setor é totalmente justificado. Segundo um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), somente no primeiro trimestre de 2023, foram criadas 214.413 MPEs, representando um aumento de 9,2% em relação a 2022. Na região Nordeste, esse tipo de empreendimento já conta com cerca de 3,3 milhões de empresas ativas.
Robinson Kokeny, gerente de desenvolvimento de negócios da Central Sicredi Nordeste, analisou o feito: “É um montante que representa 98,9% do total de empresas na região Nordeste. Além da geração de empregos e desenvolvimento da atividade econômica, as micro e pequenas empresas têm papel fundamental no desenvolvimento humano e social na região”.
As pequenas empresas tem ganhando destaque, inclusive nas aquisições públicas, representando agora um terço das compras públicas no Brasil. Em 2023, tanto o governo federal quanto os estados e municípios alocaram R$ 17,3 bilhões para a aquisição de produtos de micro e pequenas empresas, conforme dados fornecidos pelo Sebrae.
Com a estabilidade econômica, taxas de juros mais baixas e uma maior oferta de crédito, espera-se que o setor continue a se expandir rapidamente nos próximos anos. O Banco Central também antecipa essa perspectiva, que é respaldada pelo movimento cooperativista de crédito, cujo principal objetivo é impulsionar o crescimento econômico em nível local e comunitário.
Serviços financeiros de olho nas MPEs
Conforme dados do Sebrae, as instituições financeiras cooperativas estão presentes entre as pequenas empresas devido à oferta de produtos e serviços especiais que incentivam o empreendedorismo no país. O acesso a serviços financeiros especializados permite que as micro e pequenas empresas operem com maior eficiência e competitividade.
No Sicredi, uma instituição financeira cooperativa, as micro e pequenas empresas têm à disposição uma variedade de serviços, incluindo cartões de crédito empresariais, seguros empresariais, consórcios para veículos leves e pesados, antecipação de recebíveis de cobrança, máquinas de pagamento para cartões de débito e crédito, bem como o Organizador PJ, um aplicativo projetado para auxiliar na gestão financeira dos associados.