A projeção do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira neste ano registrou um aumento, passando de 1,52% para 1,59%. Essa estimativa foi divulgada no boletim Focus da última segunda-feira (8). A pesquisa é apresentada pelo Banco Central (BC) e inclui projeções para os principais indicadores econômicos.
O boletim Focus ainda continua a fornecer previsões para 2023, pois os números ainda estão em processo de consolidação. O mercado estima que o PIB de 2023 alcance 2,92%. O resultado do quarto trimestre, juntamente com o consolidado do ano, será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março.
Excedendo as expectativas, a economia brasileira registrou um crescimento de 0,1% no terceiro trimestre do ano passado em comparação com o segundo trimestre de 2023, conforme relatado pelo IBGE. Ao longo do ano, a alta acumulada atingiu 3,2%. Como resultado desse desempenho, o Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma dos bens e serviços produzidos no país, alcançou novamente o ponto mais alto da série histórica, ficando 7,2% acima do nível pré-pandemia, que foi registrado nos últimos três meses de 2019. Para o ano de 2025, a expectativa em relação ao PIB é de um crescimento de 2%, mantendo-se a mesma projeção para 2026.
O mercado financeiro também projeta que a taxa Selic encerrará o ano de 2024 em 9% ao ano. Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) neste ano, agendada para 30 e 31 de janeiro, analistas esperam uma redução da Selic para 11,25%. A previsão para 2025 e 2026 é de que a Selic permaneça em 8,5% ao ano em ambos os anos.
Quanto à previsão da cotação do dólar, estima-se que permaneça em R$ 5 até o final deste ano. No encerramento de 2025, a expectativa é que a moeda americana mantenha-se nesse mesmo patamar.