Na terça-feira (23), o Ceará lançou o “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, promovido pelo Governo do Estado, e fez história como o pioneiro entre os estados brasileiros ao oferecer a possibilidade de abrir empresas através do WhatsApp, um aplicativo de mensagens muito popular. O lançamento aconteceu durante uma reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, realizada no Palácio da Abolição e contou com a participação do governador Elmano de Freitas, juntamente com outras autoridades.
O governador enfatizou que a iniciativa representa uma simplificação dos processos burocráticos, visando proporcionar facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses. Elmano destacou que essa medida representa um avanço tecnológico significativo para o estado, que tem o objetivo facilitar a vida dos empresários. Segundo ele, no Ceará, onde quase um milhão de empresas são pequenos negócios, a maioria delas desempenha um papel fundamental na geração de empregos e essa iniciativa também promove oportunidades de trabalho para os habitantes locais.
A iniciativa é uma expansão do Programa Empresa Mais Simples, liderado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). De acordo com a presidente da instituição, Carolina Monteiro, desde 2016, a Jucec tem trabalhado constantemente para tornar os processos mais acessíveis e ágeis. De acordo com Monteiro, anteriormente, abrir uma empresa no Ceará era uma jornada que podia levar de 145 a 200 dias, no entanto, com o Empresa Mais Simples, esse processo é automatizado. A presidente afirmou que a inovação disponibiliza a eficiência, e é por isso que a implementação da ferramenta de WhatsApp vem agregar todos os esforços realizados anteriormente, devido ao aplicativo de mensagens ser amplamente utilizado em todo o país, sendo o Brasil o terceiro maior usuário da plataforma.
Neste serviço, empreendedores interessados terão a oportunidade de acessar o contrato social, realizar inscrições tributárias e, se o município escolhido para iniciar o empreendimento já estiver integrado ao Programa Empresa Mais Simples, estarão dispensados de licenciamento. Além disso, o serviço permitirá o registro na Jucec para empresas do tipo Sociedade LTDA e Empresário, abrangendo todas as atividades e portes, sendo essencial utilizar o contrato padrão fornecido pelo sistema.
Para acessar a plataforma, os interessados podem entrar em contato pelo número (85) 3108-2920 no WhatsApp. O cidadão que utilizar precisa ter uma conta Gov.br, assim como já é necessário para acessar o Portal de Serviços, a fim de assinar o contrato social. O processo de abertura de empresas segue um fluxo simples, realizado através de uma conversa entre o cidadão e um bot, que fará perguntas para orientar o empreendedor até que o registro da empresa seja concluído.
Sobral, Aquiraz, Eusébio, Baturité, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Amontada, Acaraú, Mombaça, Quixeramobim, Ipu e Maracanaú são os municípios que já aderiram ao programa Empresa Mais Simples. O registro da empresa na Jucec poderá ser concluído de forma automática nos demais municípios.
O programa Empresa Mais Simples é liderado pela Juced desde 2018 e permite a formalização simplificada de empresas de baixo risco de forma totalmente digital, através do Portal de Serviços da Jucec, sem custo para o cidadão e em um prazo de até três minutos. Os serviços dessa iniciativa podem ser acessados através deste link.