Comprar uma franquia é um investimento que pode trazer grandes oportunidades de negócio, mas também exige uma análise criteriosa para evitar cair em uma cilada. Diante da complexidade desse processo, a Focus Franquias, consultoria especializada em expansão de negócios, destaca os principais pontos que investidores devem considerar antes de adquirir uma franquia.
“É fundamental que o investidor realize um diagnóstico de perfil e capacitação para entender o que faz sentido para ele e sua região. Além disso, é importante verificar se possui o capital necessário para investir na franquia e considerar todos os custos envolvidos, incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e as despesas operacionais”, explica Wagner Lovatto, sócio-fundador da Focus Franquias.
Confira abaixo os principais pontos que devem ser analisados antes de comprar uma franquia:
- Diagnóstico de perfil e capacitação: Avalie se o seu perfil de empreendedor e sua região são adequados para o modelo de atuação da franquia. É importante estar motivado e engajado no negócio, além de estudar as projeções financeiras e entender quais métricas são saudáveis para a estruturação e sucesso do empreendimento.
- Capitalização: Verifique se você possui o capital necessário para investir na franquia, tenha um plano de financiamento em vigor, se necessário. Todos empreendimentos demoram um tempo para dar o retorno esperado, é preciso que você tenha capital para manter o seu negócio até lá.
- Histórico e reputação da franqueadora: Investigue a experiência da franqueadora no mercado e a reputação da marca. Verifique se há processos ou reclamações contra a empresa. Uma dica é consultar a Associação Brasileira de Franchising (ABF) para verificar se a empresa é associada e seu histórico.
- Transparência e comunicação: A franqueadora deve fornecer informações completas e transparentes sobre o negócio, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve conter informações sobre o histórico da empresa, o modelo de negócio, os custos envolvidos, a taxa de retorno do investimento, entre outros. A franqueadora deve ser aberta e receptiva às suas perguntas e preocupações.
- Suporte e treinamento: Avalie se a franqueadora tem uma equipe qualificada e experiente para oferecer suporte aos franqueados. O suporte e o treinamento adequados são fundamentais para o sucesso do negócio.
- Viabilidade e lucratividade: Analise a viabilidade do modelo de negócio e a potencial lucratividade da franquia. Verifique se o mercado para o produto ou serviço oferecido pela franquia é grande o suficiente para sustentar o negócio. Avalie as projeções financeiras da franqueadora com cuidado e faça sua própria pesquisa de mercado.
- Diferenciais competitivos: Identifique os diferenciais competitivos da franquia em relação aos seus concorrentes. O que torna a franquia única e atraente para os consumidores? A franquia possui alguma vantagem tecnológica ou de marketing que a diferencia da concorrência?
- Tendências do mercado: Avalie se o modelo de negócio da franquia está em linha com as tendências do mercado. O negócio é suscetível a mudanças nas preferências dos consumidores ou novas tecnologias? A franquia está preparada para se adaptar às mudanças do mercado?
- Aspectos legais: Leia o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Certifique-se de entender todos os termos e condições do contrato. Consulte um advogado especializado em franquias antes de assinar o contrato. Verifique se a franquia está registrada na ABF, o que garante que esteja em conformidade com a Lei de Franquias. Consulte um advogado para verificar se há outras questões legais que você deve considerar antes de investir em uma franquia.
- Contato com franqueados atuais: Converse com franqueados da rede para obter uma perspectiva real do negócio. Pergunte sobre suas experiências com a franqueadora, o suporte que receberam e a lucratividade do negócio. Isso pode ajudar a identificar potenciais problemas ou preocupações com a franquia.
“É essencial que o investidor esteja bem informado e conte com o apoio de uma assessoria especializada para tomar decisões assertivas. Na Focus Franquias, oferecemos um serviço de Assessoria de Investimento em Franquias, que tem como objetivo servir de capacitação em pontos fundamentais para o investidor, analisando o perfil empreendedor, potencial de retorno, reduzindo riscos e fornecendo orientação na seleção, definição e compra de franquias”, destaca Nícolas Almeida, sócio-fundador da Focus Franquias.
Sobre a Focus Franquias
A Focus Franquias é uma consultoria especializada em franchising, que assessora modelos de negócio com potencial para expandir seus negócios por meio do sistema de franquias. Com mais de 350 clientes formatados, a empresa oferece soluções personalizadas e estratégicas, que vão desde a formatação da franquia até a elaboração do plano de expansão e gestão das redes, auxiliando a padronização e gestão de processos, manualização dos treinamentos de equipes e suporte contínuo aos franqueados. Para mais informações, acesse: https://www.focusfranquias.com.br/