A busca por imóveis integrados à natureza vem crescendo significativamente, mostrando uma mudança de prioridades dos consumidores no mercado imobiliário. Nesse sentido, empreendimentos com áreas verdes podem apresentar uma valorização de até 20% em comparação a imóveis em locais mais densamente urbanizados. A tendência ganhou força especialmente após a pandemia, quando a conexão com a natureza se tornou uma necessidade essencial para muitos. É o que revela um dado do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE).
Segundo Patriolino Dias, presidente do Sinduscon Ceará, há uma tendência crescente de cultivo de mais áreas verdes em novos condomínios. “Observamos uma mudança significativa no perfil do consumidor cearense, que está cada vez mais atento à qualidade de vida e ao impacto ambiental de suas escolhas. As áreas verdes, além de valorizarem os imóveis, atendem a uma demanda crescente por espaços que promovem bem-estar e saúde. O consumidor atual busca ambientes mais sustentáveis e que ofereçam um refúgio do caos urbano”, afirmou o empresário.
Recentemente, a Brasilidade Urbanismo, empresa do Grupo Colibri, lançou o Largo dos Ventos. Localizado no Eusébio, às margens na CE-040, o empreendimento possui 565 lotes com tamanhos a partir de 200 metros quadrados. Pensado a partir do conceito de sustentabilidade, será o primeiro empreendimento biofílico do Ceará, com a natureza integrada ao seu clube social, bem como será pioneiro com a disponibilização de um spa hidroterápico. O empreendimento tem um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 150 milhões.
Contará com lago e parques equipados com pontos de coleta e recargas elétricas, pistas de caminhada, playgrounds, academias ao ar livre, pet place, pet care, quadras poliesportivas, vôlei e beach tênis e um skate park e bowl.
Outra empresa que investe é a Terra Brasilis, que lançou o Vila Terra Brasilis, no município de Aquiraz. São 40 mil metros quadrados de área verde preservada, com 100% dos lotes vendidos. Além disso, conta com o Parque Arvorar, um espaço do Beach Park que une lazer e educação ambiental.
“Ao morar em um ambiente com abundância de áreas verdes preservadas, o consumidor ganha muito mais do que um simples endereço. Ele passa a desfrutar de um estilo de vida que promove bem-estar, saúde e conexão com a natureza”, destaca João Victor Ponte, coordenador de novos negócios da Terra Brasilis Urbanismo.