Nesta quinta-feira (25), a Stellantis divulgou planos de investir R$ 13 bilhões em seu polo automotivo localizado em Goiana (PE) ao longo do período entre 2025 e 2030. O aporte faz parte do novo ciclo de investimentos da Stellantis no Brasil, de R$ 30 bilhões, em uma iniciativa que visa introduzir novas plataformas de veículos e fortalecer a competitividade produtiva da empresa.
Durante uma cerimônia realizada na fábrica pernambucana, o representante da Stellantis na América do Sul, Emanuele Capellanno, anunciou a decisão. Ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB), o executivo compartilhou um plano estratégico de investimentos para os próximos cinco anos. É na unidade pernambucana onde a montadora planeja lançar os primeiros carros híbridos a etanol fabricados em território nacional, previstos para o segundo semestre. Inaugurado em 2015, esse polo desempenha um papel fundamental na produção de quatro dos principais modelos da empresa: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro.
A empresa pretende não apenas introduzir novos modelos de veículos, mas também aumentar o número de fornecedores locais da fábrica pernambucana de 38 para 100. Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, explicou aos jornalistas que o intuito é alcançar economias de custo na produção devido à proximidade das peças utilizadas nos modelos regionais. Essa estratégia, segundo ele, é uma maneira de fortalecer a liderança da empresa na região e expandir seus negócios. Os investimentos anunciados incluem o lançamento de novos produtos e melhorias nas fábricas, com foco principal na redução das emissões de CO2.
Campellano não entrou em detalhes sobre os investimentos, porém destacou que a fábrica receberá financiamento para a produção de veículos em plataformas capazes de acomodar tanto motores a combustão quanto propulsores híbridos. Além disso, haverá investimentos adicionais em áreas como segurança veicular. O executivo também mencionou que atualmente mais de 80% dos componentes utilizados pela Stellantis no Brasil são nacionalizados, embora a empresa só fabrique modelos a combustão no país. A previsão é de que o anúncio sobre o primeiro veículo híbrido do grupo a ser fabricado no país ocorra a partir do segundo semestre.
O presidente ressaltou que o índice de nacionalização do complexo em Goiana está um pouco abaixo dos 80%. Ele reforçou os benefícios da produção local, que incluem custos mais baixos e menor exposição à volatilidade cambial nas importações, além de reduzir os custos de manutenção para os clientes.
Os restantes R$ 17 bilhões que sobram do ciclo de investimentos da Stellantis no Brasil serão distribuídos entre as outras duas fábricas de veículos da empresa no Brasil, a de Betim (MG), que produz modelos da Fiat, e outra em Porto Real (RJ), responsável pela montagem de carros da Citroën.
A Stellantis também revelou seus planos de produzir o novo Peugeot 2008 na Argentina, um projeto que envolve um investimento de R$ 1,4 bilhão (US$ 270 milhões). A fabricação do SUV compacto terá início no país ainda este ano. Embora planejada há bastante tempo, a confirmação da produção do novo 2008 na Argentina demorou a ser anunciada e Campellano explicou que houve um atraso na comunicação devido à espera para avaliar o cenário político e econômico do país. No entanto, agora é o momento de lançar esse novo produto, que já estava pronto. A fábrica de Palomar, na Argentina, já foi atualizada para receber a plataforma modular CMP (Common Modular Platform), a mesma utilizada no 208, que também é produzido na planta. Essa atualização demandou um investimento de US$ 320 milhões, aproximadamente R$ 1,65 bilhão.