O Ceará foi o destino com o maior crescimento percentual da entrada de turistas estrangeiros no Brasil em outubro deste ano, segundo dados da Embratur, divulgados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).
No mês, foram contabilizados 10,46 mil visitantes de outras nações no Estado, número que representa avanço de 49,53% em relação a igual período de 2023. No País, considerando a mesma base de comparação, o crescimento foi de 24%.
“Todas as rotas internacionais do Ceará registraram incremento neste ano, fruto de um trabalho assertivo que realizamos para promover o destino e estreitar laços com as companhias aéreas. Essas ações têm nos permitido alcançar resultados expressivos, como liderar o percentual de entrada de estrangeiros no país e a movimentação internacional”, afirma a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Meta para este ano
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a expectativa é que o Brasil, como um todo, supere a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do País”, diz.
A principal porta de entrada no Brasil em outubro foi São Paulo, com quase metade das chegadas (200.664), seguida por Rio de Janeiro, com quase 131 mil chegadas, Paraná (64 mil), Rio Grande do Sul (29 mil), Bahia (11.654) e Ceará (10.463).
A maior parte dos visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil neste ano veio da Argentina, que se mantém como o principal emissor de turistas para o País, com mais de 1,58 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, estão os visitantes dos Estados Unidos, que foram mais de 572.338 até o momento, seguidos pelo Chile, com 518.345.
Além disso, países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 829.320 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.