Antes de conhecer as principais vantagens de investir, é preciso entender o que é um investimento. Ele pode ser definido como a aplicação de recursos em determinado produto ou ativo com o objetivo de obter um retorno financeiro futuro superior ao capital inicialmente investido.
Existem diversas opções de investimentos financeiros com objetivo de atender tanto os investidores mais conservadores quanto os mais arrojados. Falaremos sobre esses perfis e essas possibilidades de aplicação mais adiante. Em geral, os investimentos são realizados para resgate no curto, médio ou longo prazo, e variam de acordo com as expectativas e o planejamento de quem faz esses aportes.
1 – Invista em educação financeira
Educação financeira são ações, metodologias e conceitos que ensinam como ter uma relação saudável com o dinheiro. É uma disciplina fundamental para garantir qualidade de vida e a independência financeira de qualquer pessoa.
2 – Reserva de emergência
Crie a sua reserva financeira antes de investir, isso vai te proporcionar segurança em casos de emergências.
3 – Análise de mercado
Antes de investir, analise detalhadamente os fundamentos da empresa ou ativo. Avalie seu histórico, perspectivas e desafios.
4 – Horizonte de investimento
Defina metas de longo prazo, ter clareza do tempo que você pretende deixar o capital investido vai te ajudar a escolher melhores ativos.
5 – Análise de riscos
Defina o seu perfil de investidor, avalie os riscos associados a cada investimento de acordo com o seu perfil.
6 – Faça aportes regulares
Crie um cronograma de aportes regulares, isso vai permitir que você compre ativos a preços variados ao longo do tempo.
7 – Conselho profissional
Busque a orientação de um consultor financeiro para decisões alinhadas com seus objetivos.
Lembre-se de que qualquer estratégia de investimento deve ser alinhada ao seu perfil de risco e objetivos financeiros. Consultar um assessor financeiro pode ser valioso para adaptar sua carteira ao cenário econômico específico. Quanto maiores as chances de ganhos, maiores tendem a ser os riscos do investimento.