Diante das atuais oscilações na bolsa de valores, onde o Ibovespa registra uma queda para 127 mil pontos, em comparação aos 134 mil pontos alcançados em dezembro – representando uma diminuição de 5% – surge uma perspectiva otimista para investidores que enxergam além das flutuações de curto prazo. Contrariando o receio comum associado a quedas no mercado acionário, este momento pode ser interpretado como uma oportunidade estratégica para aqueles que estão dispostos a aproveitar a volatilidade a seu favor. A recente retração do Ibovespa, embora possa gerar preocupações imediatas, oferece um cenário propício para análises cautelosas e decisões fundamentadas, possibilitando que investidores capitalizem em meio às oscilações do mercado.
Para a analista chefe da Money Wise Research, Cleide Rodrigues, é importante entender que a queda não está necessariamente relacionada à saúde das empresas brasileiras, mas sim a eventos nos Estados Unidos que divergiram das expectativas. “Enxergar a bolsa em declínio como uma oportunidade é fundamental, pois essa é a época em que investidores podem adquirir ações de empresas sólidas por preços mais atrativos”, pontua.
No Brasil, temos mais de 400 empresas listadas na bolsa, o que oferece uma diversidade de opções de investimento. Contudo, Cleide ressalta que não se trata de adquirir ações indiscriminadamente só porque a bolsa está em baixa no ano. “A chave para o sucesso está em identificar e investir em boas empresas, que, ao longo do tempo, têm a tendência de se valorizar. As quedas observadas na bolsa são frequentemente influenciadas por eventos externos, como a expectativa de uma inflação mais alta nos Estados Unidos, declarações de membros do Banco Central Americano ou perspectivas de aumento nas taxas de juros no Brasil. No entanto, ao analisarmos o desempenho histórico das boas empresas, percebemos que elas tendem a acompanhar o crescimento do lucro e das cotações, indicando uma trajetória positiva no longo prazo”, afirma.
Sobre Cleide Rodrigues
Cleide Rodrigues é analista CNPI e consultora de investimentos pela CVM. Com uma sólida bagagem de 23 anos de experiência, trilhou sua carreira em instituições renomadas, como Bradesco, Itaú Personnalité e Santander, além de contribuir significativamente em respeitadas casas de análises nacionais. Atualmente, exerce o papel de Analista Chefe na MW Research, liderando as séries MW Ações Renda e MW Ações Valorização.
Sobre Money Wise Research
A Money Wise Research é uma casa de análises de investimentos, independente de bancos e corretoras, formada por profissionais certificados e especializados em analisar o mercado de renda fixa e variável todos os dias. A MW Research estuda o mercado, acompanha as notícias, analisa ações e fundos imobiliários, e seus clientes só precisam seguir as recomendações, podendo fazer isso em alguns minutos pelo celular, sem perder tempo. O objetivo é proporcionar para os clientes ganhos tanto na valorização, como na distribuição de dividendos, a depender da carteira que ele escolher seguir.