A quaresma, período em que os cristãos costumam fazer abstinência de carne vermelha e dão preferência a peixes e frutos do mar como preparação para a Páscoa, é uma das ocasiões mais esperadas pelo comércio e varejo. Segundo projeção feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo na Páscoa de 2024 deve aumentar de 13% a 15% em volume em comparação a 2023. Já projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o volume de vendas relacionado à Páscoa deve ultrapassar R$ 3,4 bilhões neste ano, um aumento de 4,5% em relação ao ano passado, quando o comércio varejista registrou um movimento de R$ 3,29 bilhões, em virtude da data. Se confirmada a expectativa, será o quarto ano seguido de alta nas vendas. A crescente demanda se dá sobretudo em alimentos e bebidas, com pico observado na Semana Santa. Influenciado pelas tradições, o consumo de pescados e de chocolates ganha destaque nesse cenário.
A previsão, segundo a CNC, é um crescimento de 21,4% na importação de chocolates, correspondente a 3,35 toneladas, e 69,9% na de bacalhau, equivalente a 7,12 toneladas do produto. Pegando carona no bom desempenho desses itens, outros produtos que compõem a cesta típica da Páscoa, também têm aumento na procura. De acordo com a Abras, para o período da quaresma, o consumo de ovos deve aumentar 16,7%. Na cesta de bebidas, mais de 40% do consumo está dividido em vinho importado (14,4%), refrigerante (14,3%) e cerveja (14,3%). Suco (13,1%) e vinho nacional (11,9%) completam os itens mais procurados da cesta. Tradicionalmente, também é observado aumento na procura pelos demais pescados em geral, bolos, azeite de oliva e água mineral.
O macarrão e as massas alimentícias também ganham destaque e terão lugar garantido no almoço de Páscoa em 2024. Essa é a expectativa do empresário Alexandre Sales, um dos Diretores da Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) e CEO do Grupo Damezza, detentor das marcas Puríssima, Puríssima Times, Nutrilar, Danado de Bom e Coração Nordestino.
A Páscoa é uma das datas mais importante para o Grupo, ficando atrás apenas do Dia das Mães e Natal. Espera-se que o incremento nas vendas também englobe os biscoitos, casquinhas de sorvete e snacks, mas, são o macarrão e as massas alimentícias que lideram as projeções positivas do Grupo no período.
Versátil, democrático, prático, de fácil preparo e saboroso, o macarrão harmoniza bem com praticamente todos os alimentos da mesa de Páscoa: peixes, camarões, legumes, molhos diversos, saladas e outros itens. Esses são os principais motivos apontados para a alta da demanda. Além disso, é uma opção encontrada a preços bastante acessíveis e que podem ajudar na economia das compras para o período, substituindo o arroz, que tem sofrido alta de preço desde o ano passado.
“Nos preparamos para atender aos clientes e suprir a intensa procura durante o período da Páscoa. Garantimos amplo estoque imediato para os supermercados, com uma variedade de produtos e preços especiais para garantir a satisfação do consumidor final”, afirma Alexandre. O Grupo Damezza, que é especialista na produção e comercialização de farinha de trigo, massas e biscoitos, traz em seu portfólio uma grande variedade de produtos da categoria de Massas Alimentícias e Macarrão, aliando qualidade diferenciada e preço justo.