A Binance, corretora de criptomoedas, está procedendo com o reembolso aos usuários e suspendendo a stablecoin Anchored Coins Euro (AEUR) devido à sua valorização superior a 200% desde sua listagem.
Segundo anunciado na terça (5), a Binance compensará os usuários que adquiriram AEUR a um preço inflacionado e não puderam vendê-la após a suspensão das negociações mais cedo no dia. Os usuários afetados receberão uma restituição correspondente à parte do valor premium acima da paridade de 1 AEUR = 1,08 Tether.
A significativa volatilidade de preços também impactou a avaliação de diversos pares de negociação envolvendo a AEUR, incluindo Bitcoin e euro, os quais estão abrangidos pelo plano de compensação da corretora. A Binance afirmou que, para mitigar possíveis perdas para outros investidores, o horário de retomada dos pares de negociação spot envolvendo AEUR será comunicado em separado. Atualmente, a negociação da moeda encontra-se suspensa na plataforma.
A moeda
A AEUR é emitida pela Anchored Coins, uma empresa de fintech sediada em Zug, Suíça. Esta faz parte da organização autoregulatória do país, Verein zur Qualitätssicherung von Finanzdienstleistungen (VQF), que é respaldada pela Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA), impondo à empresa o cumprimento das obrigações relacionadas à Prevenção à Lavagem de Dinheiro. A Anchored Coins assegura que cada AEUR é “respaldado em uma proporção de 1:1 por reservas mantidas exclusivamente em bancos licenciados pela FINMA suíça”. No presente, as stablecoins da empresa estão sendo emitidas nas blockchains Ethereum e BNB Smart Chain.