A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, apresenta uma análise sobre o comportamento de itens típicos da cesta de Páscoa nos últimos dois anos no Brasil. Dados da Horus, marca da Neogrid, revelam um aumento no tíquete médio gasto pelo brasileiro de R$ 13,36, entre março e abril de 2022, para R$ 22,42, no mesmo período de 2023 – o que corresponde a um crescimento de 67,8% no período.
O estudo Horus/Neogrid também relata um aumento na média de produtos da cesta de Páscoa: em 2023, os consumidores colocaram mais itens no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre março e abril do ano passado, a média de itens por compra chegou a 3,3, ante 2,3 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 43,5% nesse indicador.
Segundo Roberta Atherino, head de produtos da Neogrid, a expectativa para 2024 é de que, por conta da melhora dos indicadores econômicos do país, os consumidores estejam propensos a adquirir mais produtos na Páscoa. No entanto, a preocupação com o preço ainda existe: “É esperado um aumento de preço nos chocolates e ovos na Páscoa em função do aumento do preço do cacau em 2023 vs. 2022, mas ainda assim a perspectiva para a data este ano é positiva. A previsão é de que os consumidores estejam mais inclinados a adicionar uma variedade maior de itens em seus carrinhos de compras para celebrar a data”.
Dados de ruptura de estoque
Essa tendência de aumento nas compras durante a Páscoa se reflete nos dados de ruptura de estoque analisados pela Neogrid. Em 2023, a média de ruptura da cesta foi de 9,31%, o que representa um aumento de 0,56 ponto porcentual em relação ao índice de 8,75% registrado em 2022. Ao examinar as médias consolidadas de ruptura entre fevereiro e abril, a companhia destaca que o creme de leite teve o maior valor, atingindo 13,6% neste ano. O chocolate também apresentou uma significativa variação, passando de 6,5%, em 2022, para 9,6%, em 2023, e a taxa de ruptura do vinho cresceu de 6,2%, em 2022, para 9%, no ano passado.
De acordo com a Horus/Neogrid, o ovo de chocolate apresentou um aumento de cerca de 20% no seu preço em 2023, na comparação com o ano anterior. Nos atacarejos e supermercados, apesar da alta, cresceu a presença desse item nos carrinhos de compra. Nos pequenos varejos, por sua vez, a variação da presença do ovo de chocolate nos carrinhos não foi tão significativa.
“Ao analisar a incidência dos itens da cesta no carrinho de compra, percebemos uma forte presença do chocolate. Em 2023, as barras de chocolate e os chocolates e bombons tiveram aumento nesse indicador. Já os ovos de Páscoa não registraram variação na incidência no período analisado. Isso pode sugerir que itens menores, como bombons e barras, são opções aos consumidores que desejam driblar a alta nos preços dos ovos”, explica Roberta.
Sobre a Neogrid
A Neogrid é uma empresa de tecnologia e inteligência que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo. Há 24 anos no mercado, construiu um ecossistema de dados e negócios que conecta varejos, indústrias e distribuidores no Brasil e nos mercados mais competitivos do mundo. Com cases de sucesso em empresas de grande porte, tem como principal objetivo aumentar as vendas e a rentabilidade das empresas.
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