A Brisanet reportou resultados neutros no 4T23, majoritariamente em linha com as estimativas do mercado. A receita líquida foi de R$325 milhões (+17% A/A e +5% T/T) e o EBITDA ajustado foi de R$152 milhões (6% A/A e +1% T/T). A empresa reportou uma redução na margem EBITDA A/A de -4,9pp, atingindo 46,6%, devido a maiores despesas relacionadas às operações móveis (4G/5G). A dívida líquida permaneceu praticamente estável, resultando em uma relação Dívida Líquida/EBITDA LTM de 1,29x (vs. 1,38x no 3T23). Do lado negativo, devido ao cenário macroeconômico desafiador e à intensa concorrência, a empresa aumentou sua taxa de churn para 2,32% no 4T23 (comparado a 2,24% no 3T23).
Os números. A receita líquida foi de R$325 milhões (+17% A/A e +5% T/T) e o EBITDA ajustado foi de R$152 milhões (+6% A/A e +1% T/T). A empresa reportou uma margem EBITDA ajustada de 46,6% (-4,9pp A/A), impactada por maiores despesas relacionadas às operações móveis (4G/5G). Por fim, a empresa reportou um lucro líquido de R$ 63 milhões (+105% A/A e +47% acima do nosso), devido ao reconhecimento de créditos de imposto de renda e contribuição social (“IR/CSSL”) e menores despesas com impostos sobre benefícios fiscais de ICMS (“ICMS”).
Mais um trimestre com dívida líquida praticamente estável. A dívida líquida atingiu R$746 milhões, como resultado, a relação Dívida Líquida/EBITDA foi de 1,29x, menor do que 1,38x no 3T23.
Principais destaques. No 4T, a empresa adicionou 39 mil novos HPs e 35 mil novos clientes, um ritmo menor em comparação com o 3T (47 mil HCs). A empresa encerrou o trimestre com um total de 7,0 milhões de HPs (+14% a/a) e 1,3 milhão de HCs (+17% a/a). Em fevereiro, a Brisanet registrou uma adição líquida de 10.546 clientes, atendendo assim 1.314.916 clientes com banda larga fixa. Do lado negativo, devido ao cenário macroeconômico desafiador e à intensa competição, a empresa aumentou sua taxa de churn para 2,32% no 4T23 (comparado a 2,24% no 3T23). O ARPU B2C foi de R$91,32 (estável T/T e A/A). Em 28 de fevereiro de 2024, a empresa tinha uma base de clientes móveis de 34.574, com 10.452 novas adições em fevereiro. A empresa mencionou que, até fevereiro, estava operando comercialmente em uma área com uma população de pouco mais de 1 milhão de habitantes.
Fonte: XP