A startup Trackfy Tecnologia desenvolveu uma solução para aprimorar as condições de segurança em canteiros de obras e plantas industriais, chamando a atenção pela forma inusitada de aplicação. A inovação já está sendo utilizada por trabalhadores de grandes empresas em polos fabris localizados em Camaçari (BA), Cubatão (SP) e Mauá (SP), destacando-se pela praticidade de incorporação.
A solução tecnológica consiste em um dispositivo acoplado a capacetes (também em crachás) que emite, em tempo real, dados e informações para uma plataforma em nuvem. Essa solução faz uso de recursos como Internet das Coisas (IoT), análise de dados (data analytics) e algoritmos.
O CEO da Trackfy, Túlio Cerviño, explica que a segurança é aprimorada através do monitoramento em tempo real e análise de dados. Os gestores de canteiros de obras e plantas industriais podem acompanhar a presença de suas equipes de operários nas áreas industriais de maneira 100% digital, integrada a um sistema de análise, planejamento e alertas. “Conseguimos identificar quando os trabalhadores estão em zonas ou situações de maior risco. Em caso de emergências, acidentes ou sinistros em geral, o alerta para ação da equipe de emergência ou evacuação de áreas é imediato e direto,” conta Cerviño.
Dessa forma, o dispositivo possibilita o controle dos trabalhadores que conseguiram deixar as zonas em emergência. “Esse controle, até então realizado por observação, aqueles que o encarregado pelo canteiro de obra conseguisse enxergar, e por uma lista de chamada manual, agora tudo passa a ser automatizado, tornando o processo eficiente, sem falhas e protegendo vidas,” explica.
A tecnologia é composta por um módulo constituído por hardwares IoT e um sistema para captação de dados, análises, insights e gestão. Além disso, inclui o módulo Trackfy Docs, um software para aprovação digital de documentos, que podem ser gerados automaticamente pelo Trackfy ou inseridos manualmente no sistema.
Entre as empresas clientes da Trackfy que utilizam essa tecnologia, encontram-se grandes nomes dos setores Químico, Petroquímico, Siderurgia, Mineração e Construção Civil. O CEO da Trackfy destaca que a solução é exclusivamente para fins de gestão operacional de canteiros e plantas, observando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da legislação trabalhista, além de estar alinhada aos três objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU.
Sobre a startup
A Trackfy foi fundada em 2020 em Salvador por Túlio Cerviño, engenheiro mecânico com experiência na atividade industrial, e Félix Faria, cientista da computação e CTO da startup. A empresa iniciou suas atividades no mercado em 2021 e hoje possui sede também em São Paulo.
Em dois anos de operação, a startup recebeu aportes de investidores-anjos e participou de uma rodada de investimentos. A participação em uma segunda rodada está prevista para 2024. “Os recursos iniciais foram aplicados principalmente na compra de hardwares, no time de desenvolvimento para aprimoramento da solução Trackfy e em testes iniciais de marketing e máquina de vendas,” informa Cerviño.
Atualmente, a Trackfy atende a oito empresas clientes, totalizando nove unidades atendidas. O faturamento da empresa dobrou em 2023, e o ritmo de crescimento estimado para 2024 é promissor.