A CVC Corp apresenta os resultados do último trimestre de 2023 (4T23), com destaques positivos em diversos indicadores, especialmente no B2C. As reservas confirmadas somaram R$ 3,8 bilhões, com crescimento de 9,1% em relação ao 4T22.
No total do ano de 2023, o valor é de R$ 15,4 bilhões em reservas confirmadas, crescimento de 10% em relação a 2022. O destaque do 4T23 vai para o B2C, que obteve 21,2% de crescimento e aumento de rentabilidade, impulsionado principalmente pela abertura de lojas físicas da CVC Viagens, e que também reforçam o crescimento da CVC Corp em relação ao varejo de forma geral.
No 4T23, foram abertas 42 novas unidades, sendo que no segundo semestre foram 60 novas lojas, do total de 80 inauguradas durante todo o ano de 2023. Esse aumento amplia ainda mais a venda de produtos exclusivos nacionais, que atingiram share de 15,6% na CVC e 7p.p. no take rate em relação ao 4T22. Em relação às vendas nas mesmas lojas, crescimento de 20% (SSS – Same Store Sales) X 4T22, crescimento muito superior à malha aérea do Brasil e ao mercado de turismo como um todo, demonstrando que a CVC Corp volta a ganhar marketshare.
Entre os destaques do 4T23 na CVC Corp estão também o lucro líquido caixa do período, que atingiu R$ 18,8 milhões, crescimento de R$ 216,4 milhões em relação ao 4T22 (R$ 482,8 milhões no caixa final do 4T23). Focando na rentabilidade das operações, o take rate consolidado aumentou 0,7 p.p. em relação a 2022, reflexo da melhora deste indicador em todas as unidades de negócio juntas: B2C, B2B e Argentina.
A busca de redução de despesas administrativas também trouxe efeitos sequenciais concretos observados no 4T23, com redução de 28,7% em relação ao mesmo período de 2022. O EBITDA ajustado do 4T23 foi de R$ 86,4 milhões, ante R$ 4,2 milhões no 4T22. A receita líquida da CVC Corp somou R$ 352,2 milhões no 4T23, ante R$ 321,4 milhões no 4T22, crescimento de 9,6%, reflexo da operação positiva do B2C.
No B2B, destaque para o foco na priorização da rentabilidade das operações, descontinuação de venda de passagens para milheiros, com aumento de take rate de 0.4 p.p. Somente na Rextur Advance, o crescimento foi de 1,2 p.p., passando de 5,37% no 4T22 para 5,89% no 4T23.
Vale lembrar ainda que foi homologado o aumento de capital decorrente do exercício dos Bônus de Subscrição, injetando mais R$ 226 milhões na Companhia, recurso, este, importante para o reforço do capital de giro e gestão de estrutura de capital da CVC Corp, reduzindo a alavancagem e o endividamento líquido em -R$ 225 milhões entre trimestres consecutivos (4T23 x 3T23).
O resultado é fruto da evolução dos pilares transformacionais da nova gestão da CVC Corp, com foco no reforço da governança corporativa, estrutura de capital, estratégia (DNA das marcas, produtos exclusivos, formas alternativas de financiamento, venda no modelo figital, expansão de lojas pelo interior do Brasil), além da reconstrução de um time especialista de lideranças em cada vertical das empresas do Grupo.
“Os últimos seis meses de 2023 foram marcados por grandes mudanças que envolveram ajuste da governança, com a volta da Família Paulus como acionistas estratégicos da companhia, combinando tanto o conhecimento do mercado de turismo quanto do mercado de capitas, gestão especialista, resgatando o DNA das marcas da CVC Corp, tecnologia de ponta, produtos exclusivos mais competitivos e rentáveis, formas alternativas ao cartão de crédito para pagamento das viagens e o reforço da jornada figital, combinando experiências on e offline, que é o foco e o futuro do nosso principal negócio. Somos uma empresa com 51 anos de experiência e continuaremos por mais 50 anos levando modernidade e tradição andando lado a lado”, afirma Fabio Godinho, CEO da CVC Corp.
“Mais de 30% das vendas hoje são captadas online e acabam numa loja física. Estamos onde o cliente quer estar, prestando assistência de ponta a ponta para uma viagem de férias sem preocupação. Estamos chegando no interior do Brasil para somar a tradição da nossa marca origem de viagem e mais lembrada pelo consumidor brasileiro a um amplo plano de expansão por todo o País. Para 2024, vamos aprimorar e modernizar ainda mais o modelo de negócio das empresas da CVC Corp, reiterando nosso compromisso com a rentabilidade dos nossos acionistas, credibilidade com nossos stakeholders e fomento do setor de turismo”, reforça o CEO.
A CVC Corp acompanha as tendências e a forte retomada do Turismo no Brasil. De acordo com estudo da FecomércioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), divulgado neste mês de março, o turismo nacional cresceu 7,8% em 2023, com faturamento de R$ 189,4 bilhões. Ainda segundo a entidade, a expectativa é que haja melhora nas condições econômicas das famílias brasileiras via redução na taxa de juros e inflação, e programas do governo para estimular o setor, que trazem efeitos positivos nos próximos meses, mantendo a curva ascendente do Turismo.
Sobre a CVC Corp
A CVC Corp é um dos maiores grupos de viagens da América Latina, com marcas que atuam no Brasil e Argentina, nos segmentos deférias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior).
No Brasil, atua com as marcas CVC (líder em viagens de férias e lazer); Experimento Intercâmbio Cultural (cursos no exterior e intercâmbio cultural); Rextur Advance (no segmento B2B, via agentes independentes); Trend (viagens corporativas e de lazer via agências independentes); e Visual (ecoturismo, resorts e hospedagens de charme e requinte).
Já na Argentina, atua com o Grupo Bibam (marca de luxo Biblos e a online Avantrip); Ola (dedicada ao canal agências independentes) e Almundo (plataforma digital e lojas).
Por meio de suas marcas, a CVC Corp oferece gama diversificada de produtos e serviços de viagens, para diferentes perfis de público, que combinam tarifas aéreas, transporte terrestre, hospedagem, seguro-viagem e outros serviços complementares de viagem a preços acessíveis, com condições de pagamento flexíveis e completa assistência ao viajante.