O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, empresas líderes em seus setores falam sobre suas iniciativas de conscientização para promover práticas mais sustentáveis. As ações englobam educação ambiental, coleta seletiva e upcycling, demonstrando o seu compromisso com o futuro do planeta.
Por meio dos princípios de ESG, que englobam boas práticas em governança, responsabilidade social e ações em prol do meio ambiente, essas companhias estão adotando cada vez mais práticas socioambientais, e se tornam ainda mais cruciais em um mundo que enfrenta desafios como mudanças climáticas, escassez de recursos e desigualdades sociais. Ao investir em ações como a reciclagem, as empresas contribuem para a construção de um futuro mais verde e justo para todos.
Nespresso
A Nespresso Brasil, pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, possui um alto compromisso com o meio ambiente e sociedade. Com iniciativas em várias etapas na sua cadeia de valor, a marca busca possibilitar mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras durante todo o processo. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e socialmente mais inclusiva.
Em todo o território nacional são mais de 400 pontos de coleta, incluindo parceiros, supermercados, cooperativas e todas as lojas próprias, como Boutiques e Pop UPs. Um dos destaques é o robusto programa de logística reversa que, no primeiro trimestre de 2024, registrou uma taxa de reciclagem de 23,6% em B2C (consumidores finais) e 26,3% em B2B (clientes corporativos, restaurantes, hotéis etc.).
A companhia também implementou medidas avançadas de logística reversa para seus clientes B2B nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, os clientes têm a opção de entregar suas cápsulas usadas à transportadora no momento da entrega de um novo pedido, além de contar com o Recycling Car, um veículo elétrico dedicado à coleta de cápsulas usadas, tornando o processo ainda mais eficiente e sustentável. Além disso, para facilitar ainda mais a reciclagem, os clientes e consumidores no geral podem enviar suas cápsulas usadas pelos serviços postais, como as agências dos Correios. Esse serviço é gratuito mediante a geração de um código online, garantindo que o processo seja conveniente e acessível para todos os clientes da Nespresso.
Depois de coletadas, as cápsulas são enviadas a um centro de reciclagem, onde o alumínio é separado do pó, tratado e transformado em matéria-prima e destinado para indústrias de outros segmentos que usam o metal na confecção de novos objetos, como jaquetas, relógios, canivetes, bicicletas, enfeites para árvore de Natal, entre outros. Já a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, transformando-o em adubo para o cultivo de hortas orgânicas, com os alimentos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua segurança alimentar.
Qualy
Qualy, a marca preferida no segmento de margarinas e líder da categoria, em parceria com a eureciclo®, empresa de impacto socioambiental que atua para transformar a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas, já enviou mais de 20 mil toneladas de embalagens para reciclagem, o que faz a marca responsável por aproximadamente 3% do que é reciclado no Brasil anualmente, estruturando a cadeia da reciclagem e impactando a vida de milhares de pessoas. Desde 2021, a marca trabalha na estruturação da cadeia de reciclagem com seus potes, e fomentando a importância da reutilização das embalagens. Para cada pote comercializado em todo o território brasileiro, outro equivalente do mesmo material é enviado para a reciclagem. Essa parceria já beneficiou mais de 105 cooperativas em 19 estados do país, impactando a renda e transformando a vida de mais de 3 mil famílias.
O material utilizado nas embalagens de Qualy é um plástico chamado polipropileno, que garante a proteção e conservação do produto para que o consumo seja seguro. O compromisso com a reciclagem é estampado nos potes de margarina com o selo eureciclo 100%, atributo de comunicação utilizado por marcas que compensam 100% dos resíduos gerados e que é reconhecido por 52% dos consumidores. * Com esse compromisso, Qualy ajuda a promover uma cadeia sustentável do polipropileno, ainda incipiente em âmbito nacional.
Sobre Nestlé Nespresso S/A
A Nestlé Nespresso S/A é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade. A empresa trabalha em parceria com mais de 150.000 produtores em 18 países, por meio do Programa AAA Sustainable Quality™, para promover práticas sustentáveis nas fazendas e em seus arredores. Lançado em 2003 em colaboração com a ONG Rainforest Alliance, o programa ajuda a aumentar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo o fornecimento de café de alta qualidade e melhorando os meios de subsistência dos agricultores e suas comunidades.
Em 2022, a Nespresso conquistou a certificação B Corp™, integrando-se a um movimento internacional de mais de 7.900 empresas orientadas por propósitos que atendem aos mais elevados padrões de responsabilidade social, ambiental e de transparência.
Com sede em Vevey, Suíça, a Nespresso opera em 93 mercados e conta com 14 mil colaboradores. Em 2023, operou com uma rede de 791 Boutiques ao redor do mundo, além de vendas diretas via site, aplicativo, telefone e WhatsApp. Para mais informações, visite o site corporativo oficial www.nestle-nespresso.com.