El Salvador eliminou o Imposto de Renda sobre investimentos estrangeiros e remessas, enquanto o líder Nayib Bukele busca atrair capital e estrangeiros ricos para o país centro-americano.
O Congresso votou 69 a zero para reduzir a alíquota de 30% para 0%, com cinco abstenções, de acordo com postagem do legislativo na rede social X. O imposto é eliminado independentemente da quantidade de dinheiro arrecadada.
Bukele e o Congresso não forneceram imediatamente uma estimativa do custo fiscal da mudança. Ele foi eleito para um segundo mandato de cinco anos em fevereiro.
Alguns entusiastas das criptomoedas se mudaram para El Salvador nos últimos anos, depois que Bukele deu curso legal ao Bitcoin. Outros cidadãos estrangeiros mudaram-se para o país depois que a prisão em massa de suspeitos de gangues levada a cabo por Bukele levou a uma queda na taxa de homicídios.
Os títulos de dívida em dólares do país caíram nas últimas semanas devido à especulação de que um acordo muito aguardado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) demorará a ser concretizado. El Salvador obteve recentemente elevações na classificação de crédito da S&P Global Ratings e da Fitch Ratings, embora o país continue mergulhado em território de alto risco.
Fonte: Valor Econômico