O Nubank aparece na terceira posição na lista “The World’s 50 Most Innovative Companies”, ranking anual idealizado pela Fast Company para laurear empresas que se destacam com soluções e iniciativas inovadoras.
A concessão da “medalha de bronze” foi justificada pelo que os idealizadores descreveram como “foco contínuo da instituição nas necessidades práticas dos clientes, incluindo um público frequentemente ignorado pelo setor bancário: os adolescentes”.
O comitê avaliador pontua que este foco contribuiu de forma crucial para o alcance de 100 milhões de clientes – marca ultrapassada em maio do ano passado – e exalta o fato de a nubank é o primeiro banco digital fora da Ásia a atingir essa escala.
Destacam-se a ampliação do programa Under 18, que oferece soluções simples e acessíveis para pais que desejam introduzir os filhos à vida financeira, e a ferramenta Caixinhas, criada para a organização de objetivos de poupança.
O Under 18 complementa o Family Space, outra inovação celebrada pela Fast Company. A ferramenta corresponde espaço dentro do app onde membros de uma mesma família podem compartilhar saldos e dividir despesas.
O reconhecimento também passa pela criação do NuCel, serviço de telefonia móvel lançado no último ano que aproveita o conhecimento da empresa sobre os hábitos financeiros dos clientes para oferecer planos mais competitivos do que os das operadoras tradicionais.
As estratégias têm dado resultados: no terceiro trimestre de 2024, o Nubank registrou um retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) superior a 30% – um marco inédito para a empresa e um dos principais indicadores de rentabilidade do setor bancário.
O Top 10 da Fast Company
A desenvolvedora de tecnologia para carros autônomos – que dirigem sem a necessidade de um motorista – é a primeira colocada no ranking da Fast Company. A empresa é celebrada por sua “presciência e paciência”, atributos que levaram a marca a se destacar em um campo tão incerto quanto empolgante.
A Nvidia aparece na segunda posição por “alimentar o boom da Inteligência Artificial em todas as suas formas”. Os chipsets da marca são a primeira escolha de gigantes como Google, Meta, Microsoft e OpenAI – prestígio que coloca a Nvidia em uma interessante posição de poder mercadológico.
Atrás do Nubank, fecham o ranking as seguintes empresas: WNBA, BYD, Glean, Abridge, EssilorLuxottica, Rocket Lab e Duolingo – celebrada por desenvolver estratégias de Marketing específicas para diferentes países, incluindo o Brasil.