Diferente do que todos os analistas pensavam, houve uma reviravolta e o ETF de ETH foi aprovado e deve começar a ser negociado nas próximas semanas/meses.
É importante entender que um ETF é um veículo de investimento, ou seja, uma forma pela qual os investidores — neste caso, principalmente grandes empresas e fundos governamentais — conseguem investir no ativo.
Sendo assim, para o ETF de ETH movimentar os preços de cripto, é necessário que estes investidores tenham demanda por comprar ETH. Além disso, como ETH é mais arriscado que BTC — na visão dos investidores institucionais, pelo menos —, também seria necessário um processo educacional do institucional em relação à Ethereum e à cripto.
Este segundo ponto já está sendo endereçado pelos emissores do ETF, como a BlackRock, que já colocou US$ 10 trilhões em um projeto educacional sobre seus ETFs.
Por fim, para o cenário de cripto melhorar também é necessário que os investidores tenham maior apetite ao risco. Isso provavelmente só acontecerá com a queda dos juros americanos.
Com estes fatores em ordem, deveremos ver o ETH e as boas altcoins do ecossistema da Ethereum se beneficiando.
É claro que não dá para prever exatamente quais protocolos irão se beneficiar ou quando isso vai começar a acontecer. Porém, já podemos nos preparar para este cenário.
Trouxemos alguns setores e categorias de protocolo do ecossistema da Ethereum e qual é nossa posição em relação a eles: otimista, neutro e pessimista.
A maioria dos maiores aplicativos dentro do ecossistema da Ethereum faz parte deste setor.
Podemos ver esquentar a discussão sobre Staking institucional e o aumento da demanda pelo produto e as altcoins deste setor devem se beneficiar.
Damos destaque para Pendle (PENDLE), Lido Finance (LDO) e Etherfi (ETHFI).
Setor RWA/Tokenização: otimista
O setor de tokenização pode se tornar cada vez mais relevante. O investidor institucional tem demanda por este tipo de produto, e a BlackRock, inclusive, já está investindo no setor.
Damos destaque para Ondo Finance (ONDO) e Maker (MKR).
As boas segundas camadas: neutro
Este setor pode se beneficiar, em algum momento — apesar de não estarmos tão otimistas. Nossos destaques no setor são Arbitrum (ARB) e Optimism (OP).
O problema é que estamos vendo uma fragmentação de liquidez entre as mais de 100 plataformas de segunda camada da Ethereum.
Com o dinheiro dividido entre todas elas, nenhum token tem um desempenho ótimo. Caso esta situação melhore, a situação para as boas segundas camadas pode melhorar.
Criptomoedas estagnadas: pessimista
Estamos pessimistas nesta categoria, e ela não deve ter desempenho melhor puramente por conta da aprovação do ETF de ETH.
Estes protocolos não têm crescimento de métricas, sucesso no lançamento de novos produtos e nem crescimento de usuários.
Não temos perspectivas que elas voltem a chamar atenção do mercado.
São protocolos como Polygon (MATIC), Aave (AAVE) e Uniswap (UNI).
Fonte: Mercurius