O seguinte é um trecho do boletim informativo Data and Insights do The Block.
O Ethereum recuperou seu domínio no fornecimento de USDT, com mais stablecoins agora hospedadas na blockchain Ethereum do que na Tron pela primeira vez desde junho de 2022.
No momento da publicação, 66,936 bilhões de USDT estão em circulação no Ethereum, em comparação com 61,77 bilhões no Tron. No acumulado do ano, o fornecimento de USDT no Ethereum cresceu quase 62%, enquanto o Tron experimentou um aumento mais modesto de 24,4% no mesmo período.
A mudança ocorre logo após um aumento na atividade de cunhagem de USDT na semana passada.
A causa do aumento drástico na oferta de USDT no Ethereum pode ser simplesmente devido às condições de alta do mercado, já que o Bitcoin recentemente atingiu sua máxima histórica, reacendendo o interesse do varejo e institucional.
Esse momento foi amplificado pela crescente expectativa em torno da aprovação de ETFs de Bitcoin à vista, um desenvolvimento amplamente visto como uma porta de entrada para capital institucional. Tal cenário cria terreno fértil para stablecoins como USDT, que servem como espinha dorsal para negociação de liquidez e fluxo de capital em todo o ecossistema cripto.
O apelo duradouro do Ethereum para emissão de USDT também está ligado ao seu domínio DeFi e adoção institucional, já que continua sendo a cadeia de referência para liquidez de stablecoin no setor.
Por outro lado, o papel do Tron como uma ferramenta transacional — favorecida por suas baixas taxas e rapidez — continua sendo essencial, principalmente em regiões com grande volume de remessas.
Fonte: TheBlock