As projeções para a economia do Brasil neste ano e no próximo foram melhoradas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), que no entanto ainda vê um ritmo de crescimento moderado em virtude da consolidação fiscal, efeitos defasados da política monetária ainda restritiva e uma menor contribuição da agricultura.
De acordo com o mais recente relatório “World Economic Outlook” (WEO), a economia brasileira deve crescer 2,2% este ano, uma melhora de 0,5 ponto percentual em relação à projeção de janeiro. Ainda de acordo com a atualização do FMI, a projeção para a economia brasileira em 2025 ficou em 2,1%, um aumento de 0,2 ponto percentual em relação ao relatório de janeiro.
Com isso, as novas projeções do Fundo fica um pouco acima das expectativas do mercado brasilerio, de crescimento de 1,9% este ano e de 2% em 2025, segundo a mais recente pesquisa Focus do Banco Central.
Para a América Latina e o Caribe, o FMI revisou para cima em 0,1 ponto percentual sua previsão de crescimento deste ano, para 2,0%, antes de aumentar novamente para 2,5% em 2025.
Fonte: Valor Econômico