A Gedanken, startup que presta serviços de onboarding e gestão de risco de fornecedores, acaba de anunciar o lançamento de um novo produto que visa ajudar empresas a medirem o desempenho de indicadores ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) de sua cadeia de fornecimento.
Fundada em 2018 pelos sócios Lucas Madureira, Taís Malta e André Pignata, a empresa surgiu a partir da busca dos empreendedores por facilitar as relações B2B. Hoje, a startup oferece diferentes serviços para gestão de fornecedores, oferecendo soluções como de homologação, monitoramento de risco e avaliação de crédito.
O novo produto direcionado à gestão da sustentabilidade na cadeia de fornecimento foi criado a partir de uma demanda dos clientes, que buscavam formas mais simples de medir e apurar o comprometimento de fornecedores com aspectos relativos à agenda ESG. De acordo com o relatório Carbon Disclosure Project (CDP), mais de 90% das emissões de carbono de grandes empresas se originam nas cadeias de fornecimento.
Desenvolvido com a colaboração de algumas grandes empresas que fazem parte da carteira de clientes da startup, além de estudos acadêmicos, o produto consiste em uma plataforma que avalia a sustentabilidade dos fornecedores por meio de mais de 80 indicadores específicos, agrupados em quatro pilares: cuidados com meio ambiente, governança, responsabilidade social e impacto de compras sustentáveis
Além do grau de comprometimento com a agenda, os fornecedores também são avaliados em critérios referentes ao risco de sustentabilidade que oferecem às empresas. Segundo Madureira, que é CEO do negócio, a plataforma utiliza mais de 400 bases de dados para avaliar possíveis problemas de integridade social, ambiental e de governança, como denúncias de trabalho análogo à escravidão, sócios enquadrados como PEP (Pessoa Exposta Politicamente) e problemas com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
“Hoje, existem empresas que fazem certificação e oferecem selos de sustentabilidade a partir de critérios feitos por elas mesmas. Nós não somos uma empresa certificadora, nós geramos um range de como cada fornecedor se apresenta diante de diversos aspectos do ESG para que as empresas façam uma gestão da sua cadeia de fornecimento”, explica Madureira, que afirma que a solução é inédita no Brasil.
A plataforma opera a partir dos cadastros de fornecedores. Os valores vão de R$ 99, no caso de pequenos negócios, a R$ 995, para empresas de grande porte. O perfil de cada fornecedor fica disponível para que as empresas gerenciem riscos de forma proativa, avaliem os desempenhos na agenda antes da contratação e criem relatórios de sustentabilidade considerando sua cadeia de fornecimento.
Atualmente, a plataforma conta com cerca de três mil fornecedores cadastrados. A expectativa é alcançar até 10 mil novos perfis até o fim de 2024.