O Google vai estrear no Brasil pagamento com QR Code para celulares (Android) que não tem NFC ― sistema de aproximação.
A Carteira do Google é uma carteira digital em que usuários têm acesso a formas de pagamento por aproximação em lugares que aceitam o Google Pay, cartões de transporte, ingressos e documentos de identidade armazenados nela. O Brasil será o primeiro país do mundo a testar a tecnologia.
O recurso foi apresentado em junho, durante o Google for Brasil, em São Paulo, evento em que a empresa apresentou uma série de novos recursos que chegarão ao país ao longo do ano.
Esta é mais uma forma de ampliar os recursos de pagamentos disponíveis. De acordo com Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina, a funcionalidade será lançada nos próximos meses e o objetivo é aumentar o acesso a carteira digital. “Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos sem ter que carregar dinheiro ou cartões”, explica a executiva.
Como usar essa nova funcionalidade?
Na prática, o sistema vai permitir que todos os celulares com sistema operacional Android possam realizar pagamentos digitais com cartões de crédito e débito. O pagamento será feito a partir do celular, com a leitura do código dinâmico que é exibido na tela das maquininhas de pagamento.
O usuário, então, precisa baixar o app e adicionar um cartão de crédito ou débito e, dependendo do emissor, fazer uma validação no aplicativo do banco. Os principais bancos brasileiros permitem adicionar o cartão diretamente dos seus próprios aplicativos. Assim, ele está pronto para realizar a transação com os cartões que ele armazena na Carteira do Google.
Para pagar usando um QR Code, basta ir até uma loja física e escolher seu produto. Na hora do pagamento, peça ao lojista para gerar um QR Code para pagamento com cartão. Quando o código dinâmico aparecer na tela, abra a Carteira do Google e selecione pagamento por QR Code. Depois, aponte a câmera para a tela e aguarde a leitura. Então, confira os dados do pagamento no seu celular e confirme a transação. O recibo do pagamento ficará guardado na Carteira.
É seguro usar a Carteira Digital do Google?
A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação. Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança.
A onda da digitalização dos pagamentos tem estimulado empresas de tecnologia, como o Google a apostar no Brasil. O que vai ao encontro da digitalização do dinheiro ―que está a todo vapor.
Um exemplo é o Pix, que se tornou o meio de pagamento mais usado no país, batendo recorde atrás de recorde desde o lançamento, em 2020.
Assim, não surpreende a aposta do Google ao mirar o Brasil como um de seus principais mercados. Porém, apesar de os pagamentos por aproximação serem relativamente baixos no país, a ideia da big tech é justamente oferecer mais democratização para impulsionar o crescimento.
A empresa de tecnologia, por sua vez, não revela quanto a Carteira do Google representa atualmente na receita do negócio, mas mostra-se empenhada em potencializar o recurso.
Não à toa. De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia NFC. Assim, a nova funcionalidade é uma mão na roda para potencializar o acesso. “O novo recurso foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela importante dos smartphones não tem NFC”, diz a empresa.
Por que devemos nos importar?
O Google tem feito uma série de anúncios de novas funcionalidades nos mais diferentes segmentos para diversificar o negócio. Assim, ao apostar em ferramentas relacionadas ao futuro do dinheiro, está um passo à frente. O que faz sentido, já que o perfil das pessoas está cada vez mais digital.
O objetivo da empresa no lançamento desta nova funcionalidade é, principalmente, chegar ao público de menor renda, que possui celulares de entrada. Segundo dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com a tecnologia NFC, que permite pagamento por aproximação.