No último trimestre de 2023, a M. Dias Branco (MDIA3) registrou um lucro líquido de R$ 341,9 milhões, uma notável expansão de 22 vezes em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse desempenho expressivo é principalmente atribuído à eficaz implementação de projetos ao longo dos últimos quatro anos na empresa.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) alcançou a marca recorde de R$ 442,4 milhões no último trimestre, representando um expressivo avanço de 264,7% em relação aos R$ 121,3 milhões registrados no quarto trimestre do ano anterior. A margem Ebitda atingiu 16%, em comparação com os 4,4% do mesmo período um ano antes, apresentando um aumento significativo de 11,6 pontos percentuais. A alavancagem da empresa, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, ficou em 0,1 vez, contrastando com a marca negativa de 1,8 vez relatada no mesmo período de 2022.
A receita líquida registrou um avanço de 0,2% na comparação anual, atingindo R$ 2,771 bilhões em contraste com os R$ 2,765 bilhões do quarto trimestre de 2022. Este aumento foi impulsionado por um incremento de 8,7% no volume comercializado, o qual compensou a queda de 7,8% no preço médio dos produtos durante o mesmo período.
A empresa ressaltou a recuperação nas vendas em volume de biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo no último trimestre do ano. Dentre essas categorias, o maior aumento na receita líquida foi observado em biscoitos, alcançando 5,4%. A M. Dias destacou um cenário de aumento na demanda tanto em termos de valor quanto de unidades vendidas no quarto trimestre de 2023, de acordo com um comunicado à imprensa e investidores.
As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, denominadas pela empresa como a “região de ataque”, registraram uma queda de 1% na receita líquida na comparação anual. Por outro lado, a “região de defesa”, composta pelas Regiões Norte e Nordeste, apresentou um crescimento de 1%.
Dos ganhos totais da receita líquida, R$ 44,3 milhões foram provenientes das operações da empresa no exterior, abrangendo exportações e as atividades no Uruguai, representando uma diminuição de 5,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Quanto à alavancagem, a M. Dias relatou que o quarto trimestre registrou a quarta redução consecutiva desse indicador. A empresa explicou que essa diminuição é atribuída à melhoria sequencial dos resultados e à significativa geração de caixa.
Ao longo dos últimos 12 meses, o ano de 2023 se destacou como o melhor na história da M.Dias Branco. A companhia atingiu seus recordes históricos em lucro, Ebitda e receita líquida anual, com aumentos significativos de 84,5%, 59,2% e 7%, respectivamente.
Em sua estratégia de crescimento para 2024, a M.Dias Branco tem como fundamento três pilares principais, sendo o primeiro deles as vendas cruzadas. De acordo com o diretor de novos negócios e relações com investidores, Fabio Cefaly, a empresa pretende aproveitar os canais nos quais já está presente com determinadas marcas, visando expandir o leque de produtos oferecidos.
Além disso, a empresa está preparada para lançar novos produtos em um futuro próximo, assegurando assim o pilar da inovação. Adicionalmente, a companhia revisou sua estratégia para as marcas de baixo preço, ajustando o valor de venda para alinhá-lo aos custos de produção.
A M. Dias Branco também comunicou seu retorno ao mercado de fusões e aquisições, o M&A. Em contraste com suas últimas aquisições, a empresa está concentrando seu foco em oportunidades nas regiões onde pretende expandir organicamente, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.