O Magalu (B3:MGLU3), empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, acaba de informar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a conclusão do aporte de 1,25 bilhão de reais feito junto a seus acionistas. Os controladores participaram com mais de 66% do total de ações subscritas – o montante total que foi a eles disponibilizado. Assim, a participação dos controladores subiu um ponto percentual no total da empresa, para 57,2%.
Do total de ações disponíveis para os acionistas minoritários, mais de 75% foram subscritas por eles – uma taxa de adesão elevada, considerando o histórico de captações feitas pelo Magalu. A alta participação tanto dos controladores, quanto dos minoritários, mostra a confiança dos acionistas na estratégia do Magalu e em seu plano de investimentos.
O 1,25 bilhão de reais da operação de aumento de capital dá ainda mais fôlego para a companhia, que entra em um momento de mais investimentos em tecnologia e encantamento do cliente. Isso inclui a expansão do Luizalabs, a evolução da plataforma de marketplace, melhora da experiência do usuário (UX), os serviços de Advertising (Ads), fintech, fulfillment e Magalu Cloud. A operação também otimiza a estrutura de capital da companhia, reduzindo custos financeiros.
O Magalu está em seu melhor momento dos últimos dois anos. No quarto trimestre de 2023, a empresa apresentou lucro recorrente de mais de 100 milhões de reais e seu caixa ficou acima de 9 bilhões de reais – há três trimestres, o Magalu gera caixa operacional. A empresa ainda apresentou crescimento nas lojas físicas e no marketplace – que expandiu suas vendas em 10% no quarto trimestre.
Sobre o Magalu
O Magalu é a empresa que está digitalizando o varejo brasileiro. Desde maio de 2011, a companhia é listada no Novo Mercado da B3. Nos últimos anos, fez diversas aquisições, consolidando sua presença nacional. Além de mais de 1.200 lojas, em 20 estados do país, o Magalu conta com mais seis marcas online (Netshoes, Zattini, Shoestock, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!), 340 000 sellers em seu marketplace, e a plataforma de food delivery AiQFome. O SuperApp da companhia é acessado por mais de 45 milhões de usuários ativos mensais. Sua política de gestão de pessoas foi reconhecida com diversos prêmios.