Frank McCourt, um bilionário do setor imobiliário com ambições de melhorar a internet, disse que planeja formar um consórcio para fazer uma oferta pelos negócios da rede social TikTok nos Estados Unidos.
McCourt, ex-proprietário do time de beisebol Los Angeles Dodgers e presidente executivo da empresa de investimentos McCourt Global, é um candidato improvável para adquirir o aplicativo de propriedade da ByteDance. Os ativos do TikTok nos EUA foram avaliados em US$ 35 bilhões a US$ 40 bilhões por analistas da Bloomberg Intelligence.
A decisão do presidente Joe Biden de forçar a ByteDance a vender o TikTok nos EUA ou enfrentar uma proibição, por meio de uma lei assinada este ano como parte de uma postura mais agressiva em relação à China, inspirou um elenco diversificado de personalidades a cogitar possíveis ofertas.
O ex-secretário do Tesouro dos EUA, Steve
Mnuchin, disse que estava “muito interessado” no aplicativo, e Eric Schmidt, ex-CEO do Google, disse que também considerou uma oferta no passado.
A ByteDance, que contesta a lei na Justiça americana, disse que não tem intenção de vender o aplicativo.
Ainda é muito cedo para saber o preço do TikTok ou se até mesmo será vendido, disse McCourt em uma entrevista na última quarta-feira (15) na Bloomberg TV. Ele disse que não conversou com o TikTok ou a ByteDance, mas que “outros players” o incentivaram a seguir em frente. “Ainda é cedo”, disse ele. “Ainda há muito ruído”.
McCourt também disse que não está interessado no algoritmo subjacente do TikTok, código que torna o aplicativo tão eficaz na previsão dos tipos de vídeos que seus usuários querem ver.
“Não estamos interessados no algoritmo”, disse McCourt. “Estamos interessados em uma web alternativa em que as pessoas possuam e controlem seus dados, possuam e controlem sua identidade.”
McCourt, que vendeu os Dodgers por cerca de US$ 2 bilhões em 2012, tentou recentemente reconstruir as redes sociais por meio de uma iniciativa chamada Project Liberty.
O grupo, anunciado publicamente em 2021, tem como objetivo enfrentar a Meta Platforms (META) e outros gigantes da internet. McCourt doou US$ 500 milhões para a iniciativa até o momento, informou o grupo este ano.