O Nordeste do Brasil teve um aumento significativo no setor de franquias, tornando-se um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) informa que a região alcançou um faturamento de mais de R$ 34 bilhões em 2023, o que representa um aumento de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022. Um número de unidades de franquia, o crescimento foi de 6,9% chegando a mais de 28 mil operações.
Fernando Ribeiro, diretor da Regional da ABF Nordeste, destaca que o mercado de franquias da região se mostrou ser resiliente, forte e rápido para as mudanças impostas nos últimos anos. “O Nordeste brasileiro é uma potência para o setor de franquias, além de ser reconhecido por sua força nos negócios. As redes avançaram na digitalização, no delivery e seguem firmes buscando novas oportunidades para expandir. Dessa forma, a região nordestina se tornou atrativa para as marcas por todo o seu potencial”, observa.
Os segmentos Alimentação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os que mais representaram faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Nordeste.
Veja abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos para os estados nordestinos:
5àsec
Maior rede de lavanderias do Brasil, a 5àsec possui um plano de expansão destinado ao Nordeste. A empresa, com 554 operações em solo brasileiro, tem como objetivo abrir 40 pontos de venda na região até o fim de 2025. Com duas marcas, 5àsec e LavPop, o Grupo pretende estabelecer uma nova unidade e/ou ampliar atuação em aproximadamente 35 cidades nordestinas, como Recife, Jaboatão dos Guararapes e Garanhuns, em Pernambuco; Arapiraca e Maceió, em Alagoas; Ilhéus, Porto Seguro e Salvador, na Bahia; Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; João Pessoa, na Paraíba; Teresina, no Piauí; e Natal, no Rio Grande do Norte. Com diferentes modelos de negócios, inclusive de autosserviço, mais conhecidas como lavanderias self-service, para quem deseja ser um investidor do Grupo 5àsec, é necessário possuir um valor partir de R$ 100 mil.
Água Doce Sabores do Brasil
Conhecida pela culinária brasileira que focaliza os ingredientes nativos do País, a Água Doce Sabores do Brasil tem 80 operações em sete estados. Com 34 anos de história, a marca atua no mercado de casual dinner, proporcionando ambientes acolhedores e modernos para família e amigos. No Nordeste, a rede visa cidades que possuem mais de 100 mil habitantes, principalmente as capitais Salvador, na Bahia; Maceió, em Alagoas; e Recife, em Pernambuco.
Para a região em questão, a empresa analisou que os formatos de negócio Máster, sendo o restaurante completo, com um grande espaço para confraternização, e o Express, mais compacto, destinado para ponto de rua e shoppings, são os adequados para os clientes locais. Para ser um franqueado da rede, é preciso investir a partir de R$ 594 mil.
Casa do Construtor
A Casa do Construtor tem como principal objetivo é apresentar a relevância em torno de conceitos como as economias circular e compartilhada, além da ressignificação da posse, para realizar a sua expansão para o Nordeste. Em 2023, a Rede cresceu 20%, faturando mais de R$ 830 milhões. Com mais de 680 operações, sendo cinco delas no Paraguai e duas no Uruguai, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina quer expandir suas operações para municípios do interior, especialmente os localizados na região agreste.
A Rede está focada em pequenos centros e com até 40 mil habitantes, a Rede conta com um modelo de operação mais enxuto, com investimento a partir de R$ 325 mil. Trata-se do + Rental, que funciona de forma e “store in store”, em pequenos depósitos e lojas de material de construção, criando desta forma, uma sinergia para oferecer um atendimento 360 aos clientes.
Divino Fogão
Prestes a completar 40 anos de atuação no Food Service brasileiro, o Divino Fogão foi precursor a oferecer serviço de buffet nas praças de alimentação em shopping centers. Atualmente, com mais de 210 pontos de venda, entre restaurantes e cozinhas invisíveis, a rede tem mais de 25 operações no Nordeste. Visando expandir a atuação na região, até 2025 são esperadas cinco novas unidades nas cidades de Recife e Caruaru, no Pernambuco; Salvador, na Bahia; Mossoró, no Rio Grande do Norte; e Juazeiro do Norte, no Ceará. Para fazer parte da marca, o investimento parte de R$ 950 mil.
Microlins
Com mais de 30 anos no mercado, a Microlins é considerada a maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com mais de 400 escolas. Presente em todo o Brasil, a marca pretende aumentar sua presença no Nordeste. Foram mapeadas mais de 30 cidades nordestinas que contam com potencial para implantação de uma operação da empresa, como São Luís e Timon, no Maranhão; Teresina e Floriano, no Piauí; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Recife e Olinda, em Pernambuco; Marechal Deodoro e Rio Largo, em Alagoas; São Cristovão e Itabaiana, no Sergipe; e Salvador e Feira de Santana, na Bahia. Para ser um franqueado da rede, é necessário investir a partir de R$ 150 mil.
Milon
Presente mercado infantil desde 2006, a Milon, oferece peças com inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14, possui atualmente com 105 operações. Pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do País, a marca começou no mercado de franchising em 2016. Com plano de crescimento para todo o Brasil, o Nordeste é uma das regiões com espaço para implantação de novas unidades da rede. No total, até 2025, a m previsão é que ao menos, 13 lojas, distribuídas entre Alagoas, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para ser um franqueado da empresa, é necessário investimento de R$ 350 mil.
Mr. Cheney
O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies e outras sobremesas tipicamente americanas. Associada à ABF, a marca possui mais de 80 unidades em operação, distribuídas em 14 estados brasileiros. A presença consolidada do Mr. Cheney em regiões-chave do Nordeste, como Bahia, Maranhão e Pernambuco, estimulou a empresa a explorar novas oportunidades de expansão na região. Agora, com três lojas estabelecidas, a marca planeja estender suas operações, focando em cidades em ascensão como Fortaleza, Maceió e João Pessoa, o Mr. Cheney busca atender à crescente demanda por seus produtos e consolidar sua presença no mercado nordestino.
Peça Rara
Uma das principais marcas do segmento de moda circular e com quase 17 anos de atividade, a rede de franquias dá vida nova e ressignifica, além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e móveis. A marca, que nasceu em Brasília e atualmente com mais de 150 lojas comercializadas por todo o Brasil, visa um novo estilo de vida, permeado pela sustentabilidade e a responsabilidade social através do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente. O Peça Rara Brechó está em processo de expansão, com meta de chegar a 300 lojas até o final de 2024.
“Na região Nordeste temos 20 lojas comercializadas, das quais, 12 já estão em operação”, anuncia Bruna Vasconi, CEO e fundadora do Peça Rara Brechó. “Acreditando no potencial de crescimento da região, temos mapeadas mais 50 oportunidades de novas lojas, com previsão de investimentos em torno de R$ 25 milhões até o final do ano”.
Fonte: Bahia Econômica