A companhia dinamarquesa Vestas prepara investimento de R$ 130 milhões na sua fábrica de turbinas eólicas localizada em Aquiraz. A informação é do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“A empresa Vestas… estará anunciando R$ 130 milhões em investimentos na fabricação de aerogeradores aqui no Estado do Ceará, é geração de emprego e renda, é inclusão social”, afirmou Silveira na sexta-feira passada (2).
Os investimentos fazem parte de um processo de reestruturação da companhia. O aporte da companhia é visto como uma vitória para o Governo Federal. O setor atravessa um momento de incertezas. O quadro geral é de diminuição de encomendas de peças e insumos para a instalação de novos parques eólicos no Brasil. O cenário doméstico é um reflexo do que ocorre no resto do mundo, onde há redução de investimentos.
O governo Lula tenta algumas medidas para incentivar não apenas a permanência das empresas no Brasil, como também novos investimentos. Dentre esses artifícios, estão um plano de exportação de turbinas eólicas e demais componentes; reformulação de linhas de crédito e novos projetos para geração de energia eólica. As medidas foram pensadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e encaminhadas à Casa Civil.