No final de 2023, a participação de mercado da exchange de criptomoedas Binance no segmento de trading à vista diminuiu para 40%, comparada aos 62% registrados um ano antes. Conforme relatado em um documento da empresa de análise de blockchain 0xScope com data de 6 de novembro, a Binance perdeu um terço de sua fatia de mercado nos últimos 12 meses.
Os pesquisadores destacam que a queda significativa no volume de negociação à vista da Binance ao longo do último ano pode ser atribuída à sua estratégia de listagem, observando que a maioria das moedas populares sofreu uma desvalorização imediata após serem listadas na plataforma da Binance. Simultaneamente, a exchange sul-coreana Upbit registrou o maior aumento, com sua participação no mercado à vista aumentando de 5% para 15,3% no mesmo período.
Quando se consideram todos os volumes de negociação de criptoativos, incluindo à vista e derivativos, a participação de mercado da Binance foi de 51,2% em outubro de 2023. Esta foi seguida por OKX (13,4%), Bybit (9,6%), Bitget (7,0%) e MEXC Global (6,9%).
Os pesquisadores também apontaram que, embora a Binance ainda lidere, a diferença entre ela e as principais concorrentes, como a OKX e outras exchanges de segundo nível, está diminuindo. No mesmo período do ano anterior, sua participação de mercado geral era de 54,6%. Durante esse período, Bybit, Bitget e MEXC cresceram e se tornaram exchanges de segundo nível, ficando atrás da Binance e da OKX, com uma participação de mercado combinada de 42,3%. Os pesquisadores também observaram que a Huobi, que tem perdido terreno gradualmente, forma o terceiro nível juntamente com a Kucoin, Gate e outras exchanges.
Observando que o tráfego de sites e o número de seguidores nas redes sociais apresentam “pouca ou nenhuma correlação” com o desempenho do mercado de uma exchange, a equipe da 0xScope identificou que a participação da Binance no total de seguidores no Twitter diminuiu 5% no último ano, apesar de um aumento geral no valor-base. Enquanto isso, a OKX viu um crescimento de mais de 200% em seu número bruto de seguidores.