No relacionamento de bancos e financeiras com seus clientes, uma abordagem insensível na hora de cobrar uma dívida ou oferecer um cartão de crédito pode colocar tudo a perder. E, em tempos de aplicativos com robôs que conversam com os usuários por meio de respostas automáticas, a chance de um tratamento sem feeling acaba sendo maior.
Para minimizar esse risco, a Nexxera, uma empresa que fornece tecnologia para transações financeiras, se juntou à startup 4Mooney, do mesmo segmento, para criar um negócio que promete entregar às instituições financeiras um robô mais habilidoso no trato, com o auxílio de inteligência artificial generativa. Foi assim que surgiu a Ianexx, uma joint venture que deve entrar em operação no segundo semestre — mas já está em fase de testes com empresas como BTG Pactual, Banco Pan (controlado pelo BTG) e CredSystem.
A ideia, no entanto, não é que o produto seja apenas bom de conversa. Além de evitar cobrar uma dívida em um dia em que o cliente está irritado, a ferramenta vai acompanhar toda a jornada do usuário naquele banco ou financeira. “É um serviço que também muda a vida da pessoa, desenvolve um plano para ajudá-la a pagar e se livrar de uma dívida”, afirma Edson Silva, presidente do Grupo Nexxees, dono da Nexxera. Segundo ele, a Ianexx já começa com a missão de recuperar R$ 1,5 bilhão em créditos.
No fim do dia, trata-se também um esforço para ajudar bancos e fintechs a terem mais usuários ativos, uma cobrança que investidores de venture capital e da bolsa têm feito. Em um momento em que o tamanho da base de clientes já não é tão importante quanto antes, e que agora há um foco maior na monetização, ter uma tecnologia que sabe se relacionar pode ser um diferencial.
“A Ianexx está se mostrando 15 vezes mais eficaz em ativação de produtos, como cartão de crédito, por exemplo”, diz Gabriel Jorio, CEO da 4Mooney, que calcula que as instituições financeiras têm, em média, 50% de usuários ativos. “Com o reconhecimento cognitivo da nossa plataforma, descobrimos um potencial para fazer muito mais ao alcançar o cliente.”
Para atrair nomes como BTG, Pan e Credsystem, e a Ianexx contou, de um lado, com a reputação da Nexxera, uma das líderes em infraestrutura e conectividade bancária há 30 anos no mercado. A companhia encerrou 2023 com faturamento de R$ 200 milhões. Por outro, contribui também o know-how da 4Mooney, que nasceu há três anos e tem entre os sócios fundadores a veterana Patricia do Amaral e Silva, ex-Sodexo e VR, executiva pioneira em explorar digitalização de processos no país — desde quando a IBM lançou o Watson. Jorio, também fundador, acumula 15 anos na Valid.
Fonte: Pipeline