No primeiro trimestre deste ano, a região Nordeste do Brasil destacou-se na recuperação de crédito, com 66,5% das dívidas negativadas sendo regularizadas ou renegociadas em até 60 dias. Estes dados são do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian, que monitorou a quitação de débitos em atraso por consumidores em todo o país.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “Desde outubro acompanhávamos uma elevação na recuperação de crédito pelo consumidor. Porém, as contas típicas do início do ano, como IPTU, IPVA e a compra de material escolar, fizeram esse índice desacelerar. Passado o pagamento dessas contas, acreditamos que a resolução de dívidas em atraso por parte das pessoas volte a subir devido ao incentivo do programa Desenrola, além das taxas de juros e da inflação mais baixas”.
A análise por setores mostrou que as dívidas relacionadas a serviços essenciais, como água, gás e energia (categorias de “Utilities”), foram as mais sanadas, com 71,0% das contas negativadas sendo pagas ou renegociadas em até 60 dias. Em contraste, o setor de telefonia registrou o menor índice de recuperação, com apenas 7,8% das dívidas sendo quitadas no mesmo período.
O Nordeste liderou o ranking nacional de recuperação de crédito, seguido pelas regiões Sul (65,8%), Centro-Oeste (61,0%), Norte (58,2%) e Sudeste (54,7%). No recorte por estados, o Acre se destacou com a maior taxa de resolução de dívidas, alcançando 70,2%.
Fonte: Revista Nordeste