- – Apesar do bitcoin ter se recuperado acima de US$ 98.000, o fortalecimento do dólar americano pode representar um obstáculo para novos ganhos, disse um analista.
- – As expectativas de uma ação mais agressiva do Banco do Japão aumentam o risco de uma reversão do carry trade do iene, o que aumenta a volatilidade dos ativos de risco, disseram eles.
Embora o preço do bitcoin tenha subido muito recentemente, chegando tão perto da marca de US$ 100.000 como nunca antes, um analista afirma que a força crescente do dólar americano pode representar um desafio para um maior crescimento dos preços.
“A valorização do dólar pode limitar a alta do bitcoin, já que o desempenho histórico do bitcoin tende a sofrer durante períodos de força do dólar. Além disso, a valorização do dólar frequentemente sinaliza liquidez global mais apertada, o que pode ser um obstáculo para o bitcoin no curto prazo”, disse o chefe de pesquisa europeia da Bitwise, André Dragosch, ao The Block.
“Além disso, nossos próprios modelos quantitativos sugerem que o dólar americano é atualmente o fator macro mais importante com relação ao desempenho do Bitcoin, e a política monetária, assim como as expectativas de crescimento global, tornaram-se menos importantes ultimamente”, acrescentou Dragosch.
O índice do dólar americano subiu para 105,93, ante 103,42 no dia da eleição nos EUA, de acordo com dados do TradingView .
Os operadores de taxas de juros reduzem as expectativas de corte de taxas
No entanto, em relação à política monetária, os investidores recentemente reduziram as expectativas para o ritmo dos cortes de juros pelo Federal Reserve dos EUA, o que é um fator importante que dá suporte à força do dólar. A ferramenta CME FedWatch está atualmente definindo a probabilidade de um corte de taxa de 25 pontos-base em 66%, com uma probabilidade de 34% de as taxas permanecerem estáveis na próxima reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) em 18 de dezembro.
Outra condição macroeconômica em desenvolvimento que pode atuar como uma fonte de pressão de venda sobre o bitcoin é a antecipação de que o Banco do Japão aumentará as taxas de juros na próxima reunião de política do banco central. Expectativas de um movimento agressivo do BoJ já impulsionaram a força do iene em relação ao dólar.
O mesmo tipo de mudança desencadeou um desenrolar inicial do carry trade do iene no início de agosto, resultando em um grande evento de liquidação em ativos de risco, incluindo uma liquidação em bitcoin e no mercado mais amplo de criptomoedas. O carry trade do iene é uma estratégia em que os investidores tomam emprestado ienes de baixa taxa de juros para investir em ativos de maior rendimento em outras moedas, visando lucrar com a diferença da taxa de juros.
Dados divulgados na última sexta-feira revelaram que os preços ao consumidor em Tóquio subiram pela primeira vez em três meses, reforçando o caso de outro aumento da taxa de juros pelo BoJ em dezembro. Em uma reunião de política recente, o governador do BoJ, Kazuo Ueda, declarou que a economia do Japão está se movendo em direção à inflação sustentada e impulsionada pelos salários e alertou contra manter os custos de empréstimos muito baixos, de acordo com a Reuters .
Fonte: TheBlock