O Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, recebeu autorização do Banco Central para elevar o capital da sua financeira em R$ 780 milhões, para R$ 2,592 bilhões. Em outubro, o grupo já havia aportado R$ 547 milhões na unidade.
Já a Kanastra obteve autorização para transformar sua Sociedade de Crédito Direto (SCD) em uma financeira.
O Featbank obteve licença para funcionar como instituição de pagamento, nas modalidades emissor de moeda eletrônica, emissor de instrumento de pagamento pós-pago, iniciador de transação de pagamento e credenciador. A sede é em São Paulo, e o capital social, de R$ 14 milhões. O controlador é Luis Antônio Dias Soares.
O TBanks também ganhou autorização para funcionar como instituição de pagamento, nas modalidades de emissor de moeda eletrônica e iniciador de transação de pagamento. Com capital social de R$ 3 milhões, o controlador é Luiz Roberto Novaes Mattar, dono da Tivit.
A IniPay, que foi comprada pela Klavi, trocou de nome e teve seu capital elevado de R$ 1 milhão para R$ 2 milhões. E a Agrolend, que recebeu um aporte de US$ 1,5 milhão da Telefônica, teve o capital elevado em R$ 290 milhões, para R$ 470 milhões.
O Mercado Pago se consolidou como um banco digital completo, permitindo ao cliente realizar toda sua vida financeira em nossa plataforma. A estratégia se baseia em três pontos: experiência, diversidade de produtos, e no programa de fidelidade.
O primeiro é ter uma experiência simples, fácil e acessível, superior à dos bancos tradicionais. Na diversidade de produtos, os investidores querem ser a conta que mais rende do Brasil, além de oferecer investimentos, cartão de crédito e Pix, atendendo às necessidades dos usuários. Essas distintas partes do negócio dos bancos digitais começa a gerar uma maior principalidade e cada vez mais usuários obviamente começam a usar mais um banco digital, porque os clientes têm uma melhor experiência e também melhores benefícios.
Além disso, com o programa de fidelidade do Meli, oferecemos benefícios como cashback e fretes grátis, incentivando o uso do Mercado Pago.
A estratégia do Mercado Livre e especialmente do Mercado Pago é de longo prazo. Investimentos como o de logística, no varejo, e cartão de crédito, na fintech, podem impactar as margens no curto prazo, mas são essenciais para o crescimento futuro.
Então a curto prazo tem um impacto no P&L. Mas os investidores estão olhando a longo prazo, pois sabem que eles medem bem as suas carteiras de crédito, e estão constantemente olhando as distintas safras de cartão de crédito, acreditando que é bem saudável. O que eles buscam é garantir a saúde do negócio.