Nem todas as pessoas que têm interesse em iniciar sua jornada no mundo dos investimentos tem capital elevado para aplicações de risco ou tempo para acompanhar o mercado. Para ajudar os futuros investidores que preferem seguir o caminho da renda fixa, Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar tira as dúvidas.
“A busca por investimentos que gerem renda mensal é cada vez mais comum. Seja para complementar a renda, garantir a aposentadoria ou até mesmo viver de renda, muitas pessoas buscam alternativas para gerar fluxo de caixa regular”, explica.
No entanto, segundo a especialista, é importante ressaltar que investir para fazer retiradas mensais exige planejamento e cuidados especiais. “Afinal, é preciso garantir que o patrimônio seja suficiente para sustentar as retiradas ao longo do tempo, mesmo em cenários adversos”.
É possível investir em renda fixa para fazer retiradas mensais?
Wanessa afirma que sim. “Porém, é importante entender que o retorno esperado será menor do que em investimentos mais arriscados, como os fundos imobiliários (FIIs) e ações”, explica a especialista. Então, aqui estão algumas opções para ter um rendimento mensal:
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é uma plataforma de investimentos do governo federal que oferece títulos públicos com diferentes prazos e rentabilidades. “Os títulos do Tesouro Direto são mais seguros pois têm garantia do governo federal”, explica Wanessa.
Para quem busca uma renda mensal, existem opções de títulos que pagam remuneração periódica, como o Tesouro IPCA+ ou prefixado com juros semestrais. Dessa forma, é importante montar uma carteira considerando os prazos e distribuindo os rendimentos.
CDBs
Os CDBs são títulos de crédito bancários emitidos por instituições financeiras. “Eles são mais seguros pois têm garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até o limite de R$ 250 mil por CPF”, explica Wanessa. Para permitir retiradas mensais, é importante escolher CDBs com liquidez diária ou juros mensais. Nesse caso, o valor cai direto na conta.
LCIs e LCAs
Seguindo a mesma lógica dos CDBs, as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio também são opções interessantes pensando em renda fixa para retiradas mensais. LCIs e LCAs são títulos de crédito bancários emitidos por instituições financeiras para financiar projetos de infraestrutura e agronegócio.
“Existem títulos sem carência ou até mesmo com períodos curtos de carência permitindo após 90 dias os resgates mensais”, ressalta Wanessa.
Fonte: Inteligência Financeira