Empreender através de uma startup é sempre desafiador e, naturalmente, o objetivo de todo fundador é conseguir fazer com que o negócio cresça e seja bem-sucedido. Porém, em alguns casos, especialmente quando se tratam de startups do setor SaaS (Software as a Service), pode ser necessário decidir pivotar o negócio. Como saber se é o que deve ser feito?
Para Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, a decisão de pivotar pode moldar significativamente o curso futuro do negócio. “Em algumas fases do ciclo de vida de uma startup de SaaS, é possível ver que as estratégias iniciais não estão gerando o impacto desejado. E a capacidade de dinamizar no momento certo pode ser a chave para um futuro mais próspero e sustentável. Ou seja, pivotar significa mudar de direção sem comprometer o Core Business”, explica.
A especialista afirma que o ambiente tecnológico muda o tempo todo, assim como as demandas dos clientes e as dinâmicas do mercado, por isso é preciso considerar que, muitas vezes, pivotar não é sinal de fracasso, mas sim uma estratégia inteligente para garantir a relevância. “Os donos de startups de tecnologia devem abraçar a mudança como uma oportunidade de crescimento e contar com o apoio estratégico de investidores que unem a visão de construir negócios ágeis e adaptáveis”, diz Marilucia.
Confira alguns pontos que podem indicar necessidade de pivotar seu negócio SaaS:
- Quando o feedback do mercado é insatisfatório: Se o feedback dos usuários ou as facilidades do mercado não estiverem alinhados com as expectativas, a mentora acredita que pode ser hora de reavaliar e ajustar o foco.
- Quando as necessidades dos clientes mudaram: À medida que as demandas dos clientes evoluem, uma startup deve estar preparada para se adaptar. Identificar lacunas nas ofertas existentes pode indicar a necessidade de articulação para atender a essas novas demandas.
- Quando há competição crescente: A entrada de concorrentes no mercado ou mudanças na paisagem competitiva pode exigir que uma startup ajuste sua proposta de valor para se destacar, segundo Marilucia.
- Quando o desempenho financeiro está abaixo das expectativas: Se os números não estiverem alinhados com as metas financeiras, a mentora entende que é hora de uma revisão estratégica para identificar oportunidades de otimização.
Sobre a Start Growth:
A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores. Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.
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Sobre Marilucia Silva Pertile:
É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.