O Ceará registrou o crescimento de 1,6% no volume de serviços em junho, em comparação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período em 2023, o volume de serviços registrou expansão de 3,1% em junho deste ano, após declínio de 1,4% em maio. No indicador acumulado do primeiro semestre de 2024, o volume de serviços mostrou expansão de 0,5% frente a igual período de 2023. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (13) pelo IBGE.
Entre os setores, o de informação e comunicação (11,1%) exerceu o principal impacto positivo. Os demais avanços vieram dos serviços prestados às famílias (8,0%) e dos serviços profissionais, administrativos e complementares (1,3%). Em sentido oposto, outros serviços (-0,4%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%) exerceram influências negativas.
No primeiro semestre 2024 (janeiro a junho), em comparação ao mesmo período do ano anterior, o setor de serviços no Ceará apresentou expansão de 0,5%, com duas das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas. Com variações positivas no ramo de informação e comunicação (4,5%) e dos prestados às famílias (5,7%).
Brasil
No cenário nacional, as cinco atividades de serviços pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta de maio para junho: transportes (1,8%), informação e comunicação (2%), profissionais, administrativos e complementares (1,3%), outros serviços (1,6%) e serviços prestados às famílias (0,3%).O setor de serviços apresentou expansão de 1,7% no mês de junho, o maior crescimento desde dezembro de 2022, quando avançou 2,7%. Com isso, o volume de serviços chegou ao patamar recorde da série, 0,5% acima do antigo ápice, alcançado em dezembro de 2022.