O Setor Odontológico no Brasil experimentou considerável avanço nos últimos anos, seja devido ao aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal, ao crescimento no número de profissionais capacitados na área ou à demanda crescente por soluções estéticas.
De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta atualmente com 372.753 cirurgiões-dentistas, representando 20% do total global de profissionais, ou seja, um em cada cinco profissionais é brasileiro.
Considerando uma população total de 212,6 milhões, essa proporção se traduz em 570 habitantes por cirurgião-dentista, uma das maiores médias no mundo.
Reconhecido como serviço essencial, esse setor possui relevância significativa e mantém expectativas constantemente elevadas. Até o último ano, aproximadamente R$181,16 bilhões foram movimentados, conforme levantamento da empresa irlandesa Research and Markets. Para contextualizar, apenas o mercado global de implantes dentários é projetado para faturar US$ 18 bilhões até 2027.
Entretanto, diante das transformações no cenário atual, a realidade da indústria odontológica ao redor do mundo teve que se adaptar.
A agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa) desponta como um dos pilares destacados mundialmente, projetando-se como uma influência cada vez mais expressiva nos negócios das empresas até 2024.
A inclusão da saúde bucal na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável reacendeu a necessidade de princípios ainda pouco conhecidos e aplicados no Brasil.
“A sociedade está cada vez mais desafiada a se reinventar diante da demanda crescente, a qualidade aplicada e as exigências necessárias que os recursos finitos da Terra impõem. O sucesso da odontologia é permeado pelos longos estudos promovidos pelas empresas, as tecnologias aplicadas e os bons resultados obtidos”, afirma William Oliveira, diretor de novos negócios da empresa holandesa de cuidados bucais, Bluem.
A Odontologia sustentável incorpora a dimensão da sustentabilidade na indústria, na prática profissional dos cirurgiões-dentistas e no cotidiano dos brasileiros/pacientes, abordando três aspectos: preservação dos recursos naturais, desenvolvimento econômico e valorização humana.
Eduardo Delage, cirurgião-dentista e CEO da Bluem Brasil, destaca que, ao longo de sua carreira, foi necessário reconsiderar como aplicar no Brasil as práticas sustentáveis adotadas em outros países. “Conheci a Bluem em sua terra natal, a Holanda. Os princípios da empresa refletem a cultura e a política holandesa. O país é muito ativo na ordem mundial, sendo sede da Corte Internacional de Justiça, do Tribunal Penal Internacional, da Organização para Proibição de Armas Químicas e da Agência de Inteligência da Europa. É signatário do Protocolo de Kyoto, que propõe a redução da emissão de gases do efeito estufa, membro-fundador da União Europeia e integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte”, afirma Delage, responsável por introduzir a Bluem no Brasil há 3 anos.
Os produtos desenvolvidos pela empresa têm como base o oxigênio ativo em sua fórmula, uma tecnologia 100% sustentável.
O oxigênio ativo é um componente bactericida com a capacidade de aumentar o metabolismo celular, impulsionar a síntese de colágeno, estimular os fatores de crescimento das células e a formação de novos vasos sanguíneos, resultando em uma melhor cicatrização e melhora na saúde bucal.
Enquanto isso, os produtos encontrados nas prateleiras dos supermercados utilizam propriedades prejudiciais ao ser humano e ao meio ambiente, como Lauril éter sulfato de sódio e o Triclosan.
Um cálculo feito por pesquisadores demonstra que, se metade da população do país escovar os dentes três vezes ao dia, 100 toneladas de resíduo poluidor serão produzidas em um ano, representando um risco para plantas e animais aquáticos a curto, médio e longo prazo.
O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Elson Longo, explicou o caminho do resíduo que sai da pasta de dente: “Vai para os rios e lagos e depois, finalmente, para o mar.”
“Proteger a natureza, cuidar do meio ambiente e atender aos ditames ambientais internacionais na produção e, na medida do possível, reduzir os impactos das emissões de gases do efeito estufa tem sido a bandeira verde na nossa política e nos projetos que firmamos e continuaremos firmamos no país”, assegura William.
Sobre a Bluem
Eduardo Delage é um dos sócios-fundadores responsáveis por trazer a Bluem ao Brasil.
William Oliveira, Diretor de Novos Negócios da Bluem Brasil, responsável pelas “key accounts”, estabelecendo novas parcerias com grandes clientes.
A marca foi fundada em 2010, na Holanda, e está presente em mais de 50 países, desde 2015, no Brasil. Em 2020, a empresa inaugurou uma fábrica própria nacional.
Creme dental, gel, espuma e enxaguatório bucal apresentam fórmula exclusiva baseada em oxigênio ativo e lactoferrina, indicada para uso no pré, durante e pós cirurgias, e no uso diário para a melhoria da saúde bucal.
A linha de produtos Bluem ganhou, pelo quinto ano consecutivo na Holanda, o prêmio BEST PRODUCT OF THE YEAR, com seus principais produtos vencendo em categorias específicas do prêmio anual, como o Creme oral premiado de 2017 a 2021 e 2022, o Enxaguatório bucal em 2018 e a Espuma oral em 2020.