A startup cearense AlertAlergo acaba de receber um aporte de mais de R$ 1,4 milhão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2023, o produto vem sendo acelerado no CriarCE, primeira aceleradora pública de hardware do país, coordenado pelo Governo do Ceará por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O sistema desenvolvido pela startup promove o monitoramento e emite alertas em tempo real para pacientes alérgicos, ajudando a prevenir reações adversas a medicamentos em ambiente hospitalar. A tecnologia inovadora utiliza dispositivos vestíveis e leitores que alertam a equipe médica sobre as alergias do paciente, salvando vidas e reduzindo custos para o sistema de saúde.
De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia, 15 a 16 milhões de brasileiros são alérgicos a medicamentos. Um estudo recente mostrou que 16,2% dos pacientes adultos internados sofrem reações adversas a medicamentos, sendo que 84% eram previsíveis.
Para a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, “este aporte é um testemunho do sucesso da política pública de inovação e empreendedorismo promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece. Temos tirado projetos inovadores do papel e os transformado em realidade. Uma prova de que, com investimento e apoio adequados, o Ceará pode se consolidar um polo de inovação na área da saúde”.
Com um laboratório de ponta e equipe técnica especializada, o CriarCE oferece suporte para startups, desde o desenvolvimento de firmware (software embarcado que controla o funcionamento de um dispositivo) e placas de circuito impresso, até a criação de peças mecânicas e cases em 3D. Os produtos na área da saúde são testados e validados em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará.
“Estamos extremamente orgulhosos de acelerar a AlertAlergo e de contribuir para o desenvolvimento de uma tecnologia que pode ter um impacto tão significativo na saúde da população. Este é um case importante para o Ceará na área de inovação para a saúde. Estamos confiantes de que a AlertAlergo se tornará um exemplo de sucesso para todo o país”, comemora Thiago Barros, coordenador do CriarCE.
Texto e fotos: Ascom Secitece