Uma startup brasileira que oferece uma plataforma de ensino à distância customizável está em processo de internacionalização. É a Eduvem – se lê Edúvem, de “Educação na nuvem”. A companhia foi fundada por três amigos há três anos, em Fortaleza, no Ceará, e hoje conta com sedes também em Uberlândia (Minas Gerais) e Montréal (Canadá). Em outubro do ano passado, a startup participou da feira de tecnologia e inovação de Dubai, a Gitex.
Em entrevista à ANBA, Tiago Faria, um dos sócios fundadores e Chief Technology Officer (CTO) da Eduvem, responsável por toda a parte de tecnologia da empresa, contou que a Gitex superou todas as expectativas.
“A ApexBrasil fez um trabalho maravilhoso, sou muito grato pela parceria. Foi uma feira tão maravilhosa, o pavilhão do Brasil estava lindo e bem movimentado, conversamos com investidores, parceiros e clientes em potencial da Europa, África, Ásia e Oriente Médio. É algo que eu considero, me mudar para os Emirados e abrir um escritório da Eduvem lá”, disse Faria, que atualmente mora em Montréal.
A companhia tem a maioria de seus clientes no Brasil, mas o processo de internacionalização já está acontecendo. A Eduvem já conta com suporte ao aluno em português, inglês, espanhol e francês.
“Abrimos recentemente um escritório em Portugal para o mercado europeu e está dando certo e temos o plano de expandir para o Oriente Médio, montando escritório nos Emirados. Ainda está no mundo das ideias. Quero estar pronto, ter o suporte em árabe, e o idioma tem impacto no desenvolvimento do código e no design das páginas, por ser da direita para a esquerda”, disse o CTO.
Faria afirmou que o fator principal no processo de internacionalização é construir uma rede de contatos no país em questão. “Isso é o principal, a rede de contatos. Outras empresas que foram aceleradas [nos Emirados] têm uma rede interligada de produtos e serviços em que uma ajuda a outra, então entrar em uma aceleradora favorece quem está dentro do ecossistema. É uma coisa de família, ter acesso a essa família é um negócio bonito, porque temos muito a oferecer também. Eu ofereceria a Eduvem com preço quase de custo e eles ajudariam a gente com outros serviços, outros apoios” disse.
A Eduvem é uma plataforma de ensino utilizada por escolas, universidades e empresas de pequeno a grande porte, na capacitação dos funcionários. A plataforma é totalmente customizável, desde o logo, as cores, as fontes, o design. “Quem vê a plataforma nem sabe que é Eduvem, somos uma plataforma white label”, explicou Faria. White label é uma plataforma feita por uma empresa e vendida para outra, adaptada àquele negócio, a partir de um mesmo modelo. Quem contrata a plataforma Eduvem terá sua marca inserida e poderá personalizar a interface.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA)