A Vale (VALE3) e outras mineradoras e siderúrgicas avançam na bolsa de valores nesta última segunda-feira (30 de setembro) após uma disparada do minério de ferro na China com novos estímulos sendo anunciados no dragão asiático na véspera.
As ações da Vale avançavam cerca de 2% por volta das 11h. Os papéis da Usiminas (USIM5) subiam 0,80%, ao passo que a CSN (CSNA3) registra avanço de 1,58%.
Enquanto isso, as ações da CSN Mineração (CMIN3) subiam 1,6% e a Gerdau (GGBR4) avançava 1%.
A valorização responde a um rali de 10,7% no minério de ferro em Dalian, a US$ 117 a tonelada.
A commodity apresenta valorização após o Banco Popular da China (PBoC) anunciar a possibilidade de refinanciar hipotecas – o que cortaria custo de empréstimos do setor imobiliário e serve como um catalisador positivo par ao segmento, que é o maior consumidor de aço.
As medidas vem numa toada de decisões do governo da China que visam aquecer o segmento imobiliário, com um pacote já anunciado na semana anterior que inclui corte no valor mínimo para financiamento de um segundo imóvel e outras medidas que afetam bancos e instituições financeiras.
Além disso, as três maiores cidades da China aliviaram as restrições à compra de imóveis, o que melhora a perspectiva de demanda à medida que o governo em Pequim busca ampliar os estímulos à economia.
Nesse contexto, a Bolsa de Xangai registrou a sua maior alta diária em 16 anos, com uma valorização de 8%.
“A China tomou uma série de ações vigorosas para estimular o crescimento, incluindo a redução do compulsório bancário e a injeção de liquidez no sistema financeiro. Essas medidas vieram após uma sequência de dados econômicos decepcionantes, levantando preocupações sobre a desaceleração da economia”, diz o BBA sobre o cenário.
“O governo chinês deixou claro que está comprometido em revitalizar a economia, especialmente em setores críticos como o consumo e o setor imobiliário, que enfrenta dificuldades”, completa.
Ações da Vale reduzem perdas em 2024
Com a valorização expressiva do minério, as ações VALE3 se recuperam nos últimos dias, com uma alta de 9,1% no acumulado dos últimos 30 dias.
Assim, a queda acumulada dos papéis da Vale em 2024 foi reduzida par 16%.