As taxas de juros dos Estados Unidos, a maior economia mundial, estão acima dos 5%, atingindo máximas históricas em mais de 20 anos. Os títulos do Tesouro americano negociados no mercado financeiro também atingem as maiores marcas em mais de 15 anos, oferecendo aos investidores as maiores rentabilidades com risco muito baixo.
Nesse cenário, a Avenue, maior corretora americana com foco nos investidores brasileiros, reduziu a aplicação mínima nesses títulos para 10 unidades (cerca de US$ 10 mil). O objetivo é fazer com que até mesmo o investidor com menos recursos consiga alocar em tais produtos e, assim, diversificar seus investimentos.
“A iniciativa está estrategicamente integrada ao plano da empresa de se destacar como líder no mercado brasileiro de Bonds em dólar. O brasileiro conhece e prefere investir em renda fixa devido à maior previsibilidade em relação aos riscos”, afirma José Maria Silva, coordenador de Alocação e Inteligência da Avenue.
“A Avenue destaca ainda mais seu portfólio de produtos, que já é o mais abrangente e diversificado do mercado, sendo a plataforma mais completa para investimento em renda fixa em dólar”, complementa.
Os Bonds apresentam uma ampla variedade de opções, adequadas para diferentes perfis de investidores. Tradicionalmente, a renda fixa é vista como uma escolha para investidores mais conservadores. No entanto, a Avenue oferece uma gama de Bonds que abrange desde títulos altamente seguros até títulos com grau especulativo.
Na plataforma da empresa, o investidor encontra cerca de 800 Bonds internacionais, sendo 130 do Brasil, 269 dos Estados Unidos e 285 da América Latina.
O investimento em Bonds oferece a possibilidade de preservação de patrimônio e é recomendado para quem tem tolerância média ao risco e busca diversificação geográfica em sua carteira.
Características dos Bonds
Ao contrário daquilo que é mais comum no Brasil, os Bonds costumam ter perfil pré-fixado. Dessa forma, no momento da compra, o cliente já sabe o retorno esperado do seu investimento caso carregue o título até o vencimento.
O pagamento desses cupons, geralmente feito de forma semestral, gera renda fixa anual em dólar, que pode ser utilizada inclusive para reinvestimento.
“Os níveis de risco e retorno variam de acordo com o tipo de Bond escolhido. Entre as opções, temos os títulos do Tesouro americano, considerados de risco muito baixo, e títulos corporativos Investment Grade (com classificação de grau de investimento no mercado internacional), tradicionalmente recomendados para investidores conservadores”, explica José Maria Silva.
Para aqueles dispostos a assumir um pouco mais de risco, a Avenue possui em seu portfólio Bonds high yield, que oferecem risco maior e retornos potenciais mais elevados.
De acordo com o coordenador da Avenue, é importante considerar ainda não apenas o retorno nominal do título, mas também a variação do dólar, pois o retorno total seria a soma do dólar mais o retorno do título.
“Os Bonds Investment Grade, em particular, fazem sentido em qualquer carteira que busque diversificação, pois a oportunidade de alcançar taxas de retorno de dólar e mais 5% é realmente única nas últimas décadas. Estamos à disposição para ajudar a escolher a melhor opção de acordo com o seu perfil e objetivos de investimento”, explica.
O que são Treasuries
O Tesouro americano, conhecido como Treasuries, é o programa de emissão de títulos do governo dos Estados Unidos. Os Treasuries são classificados como um investimento “livre de risco”, considerados um dos mais seguros do mundo, pois são respaldados pelo governo dos EUA.
Os Treasuries são emitidos com diferentes características:
- Treasury Bills (T-Bills) – curto prazo; vencimentos em até 1 ano.
- Treasury Notes (T-Notes) – médio prazo; vencimentos entre 2 e 10 anos.
- Treasury Bonds (T-Bonds) – longo prazo; vencimentos entre 20 e 30 anos.
Com diversos prazos de vencimento e formatos de remuneração, esses títulos são uma boa opção para quem deseja investir sem correr muitos riscos.
Rentabilidade e diversificação são algumas das principais vantagens de tê-los na carteira. Ao investir nos EUA, você diversifica a sua carteira de investimentos, diluindo os riscos e potencializando os retornos.
Avenue: democratização do investimento internacional
Dentro do seu propósito de democratizar o acesso dos brasileiros aos investimentos internacionais, a Avenue foi fundada em 2018 nos Estados Unidos por um grupo de brasileiros com ampla experiência no mercado financeiro local.
São mais de 700 mil clientes da Avenue, que possui mais de R$ 14 bilhões sob custódia de investidores brasileiros que decidiram ampliar sua vida financeira global.
Para abrir uma conta no Avenue Banking sem custos de abertura ou de manutenção são necessários poucos minutos, tendo assim acesso ao mundo financeiro dos Estados Unidos, com mais de 8.000 ativos nas bolsas americanas, distribuídos entre ações, ETFs, REITs, ADRs e Renda Fixa, de forma simples e mais eficiente.
Com o cartão de débito, o cliente pode fazer compras em sites internacionais, assinaturas de serviços em dólar, uso em viagens ao exterior, entre muitos outros usos. A qualquer momento, o correntista pode fazer uma transferência ou PIX de sua conta em Real de instituição brasileira para sua conta na Avenue.
A operação é integrada na plataforma da Avenue, com opções de câmbio instantâneo dia e noite, com os devidos registros no Banco Central e realizada pelo dólar comercial – mais barato que o dólar turismo cobrado nas casas de câmbio ou em cartões pré-pagos, os famosos travel cards.
Na Avenue, a plataforma de negociação (disponível para desktop e app) é 100% em português, assim como a equipe de atendimento é formada totalmente por brasileiros. Acesse: https://avenue.us/renda-fixa/?utm_source=AVR-AWR-FIG-PORTAIS-INT-LPI-MNYT-X-202311-X
Fonte: MoneyTimes