As ações da gigante alemã Bayer (BAYGn; Frankfurt) caíram quase 5% no pregão de hoje, a 30,75 euros, repercutindo uma nova derrota em um caso judicial envolvendo o herbicida Roundup.
Um júri na Pensilvânia decidiu que a Bayer terá de pagar uma indenização de US$ 2,25 bilhões para um americano que alega ter sido diagnosticado com câncer devido ao uso do agrotóxico Roundup, disseram agências internacionais.
Em nota, a Bayer argumentou que o veredito vai contra evidências científicas e avaliações regulatórias e científicas ao redor do mundo. “Acreditamos que nós temos fortes argumentos para apelar para reverter esse veredito e eliminar ou reduzir a indenização inconstitucionalmente excessiva por danos”, disse.
No último ano, a Bayer perdeu cinco casos relacionados ao Roundup. No total, dos 16 julgamentos relacionados ao caso, a companhia alemã venceu dez.
No julgamento anterior, em novembro, a Justiça do Missouri impôs à Bayer uma multa de US$ 1,5 bilhão relacionado ao caso de três trabalhadores que desenvolveram câncer após anos de exposição ao herbicida.
Fonte: Valor Investe