O Banco Central da Colômbia decidiu reduzir os juros em 0,25 ponto percentual, para 13%, em seu primeiro corte desde setembro de 2020. A decisão ocorreu após cinco diretores do Comitê votarem pelo corte e dois votarem pela manutenção do juro básico em 13,25% pela quinta reunião consecutiva.
No comunicado em que divulgou a decisão, o BC colombiano ressalta um ambiente externo melhor em que a inflação manteve uma tendência de queda, ainda que em níveis elevados. No caso dos Estados Unidos, a projeção de juros menores do Federal Reserve (Fed) provocou uma apreciação do peso colombiano ante o dólar, destaca a entidade.
No cenário doméstico, o banco central avalia que a inflação segue a tendência decrescente dos últimos oito meses, enquanto o crescimento continua em desaceleração. Os técnicos do BC colombiano reduziram a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2023, de 1,2% a 1%.
O colegiado ainda pediu por cautela no aumento do salário mínimo na Colômbia, a fim de mantê-lo em nível próximo ao da inflação anual, que em novembro ficou em 10,15% — bem acima da meta de 3% do banco central.
Fonte: Valor Econômico