O Grupo Boticário acaba de anunciar captação de R$ 2 bilhões em títulos sustentáveis vinculadas a duas metas que compõe a agenda ESG (sigla em inglês para se referir a questões ambientais, sociais e de governança corporativa) da companhia. A primeira delas é chegar a 100% dos produtos de marcas proprietárias veganos até dezembro de 2026 e a segunda está relacionada a atingir ao menos 80% da água consumida na fábrica de São José dos Pinhais (Paraná) de reuso até 2029.
Os chamados Sustainability-Linked Bond (SLB) são tipos de títulos de dívida corporativa atrelados a indicadores de desempenho pré-estabelecidos. Se cumprir as metas, a empresa emissora pode ganhar benefícios, como juros menores (conhecido como “greenium”). A emissão foi contou coordenada pelo banco UBS BB e contou com um parecer de segunda opinião da ERM NINT, consultoria e empresa de avaliação ESG.
Em comunicado à imprensa, o diretor financeiro do grupo, Marcelo Azevedo, destaca que além de fortalecer a estratégia de longo prazo da empresa, a emissão também posiciona o Boticário como influenciador de novas pautas relevantes ao setor. Esta é a primeira vez que uma empresa do segmento de beleza coloca meta de produtos veganos em seu SLB. Os testes em animais já foram banidos desde 2000 e a empresa se especializou, nos últimos anos, no desenvolvimento de pele 3D, que replica a pele humana em laboratório, para avaliar a qualidade dos produtos.
O Boticário já havia emitido uma SLB em 2020, quando captou R$ 1 bilhão. Na ocasião, colocou como meta sustentável que as fábricas de São José dos Pinhais e Camaçari (BA) e os centros de distribuição de Registro (SP) e São Gonçalo dos Campos (BA) fossem 100% abastecidos com energia elétrica renovável até 2025. Também firmou o compromisso de, no mesmo período, ter 100% de resíduos sólidos reciclados nas operações.
Fonte: Valor Econômico