Num cenário em que oito em cada dez transações bancárias no Brasil foram feitas por app ou pela internet em 2022, segundo a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, os brasileiros pouco têm explorado a variedade de serviços à palma da mão. Mais da metade dos brasileiros usa os aplicativos ou carteira digital principalmente para pagar contas. Ao mesmo tempo, as funcionalidades trazidas pelo open finance continuam “desconhecidas” da maior parte dos usuários, mostram levantamentos.
Ao menos 68% dos brasileiros usam os serviços digitais para pagar contas de serviços públicos, contas domésticas e gasolina, por exemplo, segundo levantamento da consultoria de cibersegurança Kaspersky com a consultoria de pesquisa de mercado Corpa, detalham o cenário de pagamentos digitais e o uso dos bancos on-line de nove países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Panamá, Guatemala e Costa Rica.
Enquanto isso, no Chile (65%), Peru (66%) e México (64%) o principal uso desses serviços é para transferências de dinheiro on-line para familiares. Por outro lado, o levantamento, feito entre setembro e outubro de 2022 com 2.894 pessoas entre 25 e 65 anos nos nove países mostra que o Brasil apresenta uma parcela maior depessoas bancarizadas – com acesso a serviços de instituições bancárias ou financeiras – do que Peru, Panamá e Guatemala.
Contou para isso a criação do sistema de pagamentos instantâneo, pix, e o cenário da pandemia, em que o recebimento dos benefícios sociais ocorreu por meio de contas bancárias. Em 2021, 84% dos brasileiros adultos tinham conta em banco, o que representa um crescimento de 14 pontos percentuais em quatro anos, segundo análise do Banco Central (BC).
Acesso digital, segurança e comodidade são as principais razões para a adoção das tecnologias no cotidiano dos brasileiros, mesmo com o “bombardeio” de golpes com motivação financeira através de mensagens falsas por SMS, e-mail ou WhatsApp de supostas clonagens de cartão de crédito ou pedido para atualizar a senha, por exemplo.