Quando a OpenAI lançou sua poderosa ferramenta de Inteligência Artificial para o público, no final de 2022, não podia imaginar o rápido impacto que ela causaria, principalmente no mundo dos negócios. Em apenas cinco dias, o ChatGPT alcançou a marca de 1 milhão de usuários e, dois meses depois, se tornou a ferramenta digital com maior adoção em massa da história até então, com 100 milhões de usuários.
A ferramenta abriu caminho para o avanço da tecnologia e novas soluções que passaram a ser lançadas diariamente. Para ter ideia, hoje existem mais de 7 mil ferramentas de Inteligência Artificial, para quase 2 mil tarefas diferentes.
Com todo esse sucesso, não demorou muito para surgirem relatos de todos os cantos do mundo sobre o potencial da tecnologia, com empreendedores criando negócios lucrativos do zero e empresas otimizando suas demandas diárias com resultados surpreendentes de maneira rápida e disruptiva.
Não à toa, segundo o relatório Future of Jobs 2023, do Fórum Econômico Mundial, 75% das empresas já estão incorporando a Inteligência Artificial na prática ou pensam em fazer isso em breve.
Mas por que a tecnologia se popularizou tanto agora?
A Inteligência Artificial já existe faz tempo, mas podemos destacar quatro fatores que ajudaram a torná-la mais promissora recentemente. Veja abaixo.
1. Acessibilidade
O Chat GPT e as novas ferramentas de Inteligência Artificial possuem uma interface amigável, fácil de ser usada por qualquer pessoa com acesso à Internet. De repente, uma tecnologia que antes era restrita a profissionais altamente capacitados e treinados, passou a ser usada por milhões de pessoas.
Podemos destacar ainda o baixo custo para utilizar ferramentas realmente poderosas.
2. Aumento do poder de processamento
O avanço nas tecnologias de hardware permitiu que os computadores fossem capazes de processar enormes quantidades de dados de forma mais rápida e eficiente. Isso aumentou a capacidade das novas ferramentas de Inteligência Artificial de combinar informações e entregar conteúdos com alto nível de detalhes e compreensão.
3. Acesso a grandes quantidades de dados
A popularização de dispositivos eletrônicos, como smartphones e computadores, geram uma quantidade sem precedentes de dados que ajudam a alimentar essas ferramentas. Hoje, até quando você coloca o seu CPF no caixa do supermercado ou da farmácia, você está gerando dados para diversas empresas.
4. Avanços em algoritmos de aprendizado de máquina
A Inteligência Artificial depende de algoritmos de aprendizado de máquina para interpretar dados que permitem que o sistema aprenda e se adapte. É o avanço desses algoritmos que permite que as novas ferramentas de IA realizem tarefas cada vez mais complexas e sofisticadas.
Fonte: Exame