Ter um aplicativo próprio pode gerar uma série de benefícios para qualquer negócio, desde a melhora no relacionamento com os clientes até a facilitação das vendas. Mas qual o melhor momento para realizar um investimento neste tipo de ferramenta?
Segundo Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band, existem alguns pontos a serem avaliados antes de partir para aquisição. “Um deles é a demanda do cliente, afinal, se eles estão pedindo um aplicativo ou estão buscando mais interações móveis com sua empresa, é um ótimo sinal de que você deveria investir nisso. Vale a pena ouvi-los para contar com insights”, orienta.
Outro ponto importante, segundo Rafael, é a análise da concorrência, afinal, se os concorrentes têm aplicativos próprios e estão tirando proveito disso, é necessário tomar cuidado para não ficar em desvantagem. “Além disso, considere o aplicativo como um complemento do seu negócio. Ele pode ajudar a facilitar serviços de entrega, reserva ou compras”, afirma.
O CEO da Alphacode também explica que um aplicativo pode ser uma poderosa ferramenta para o marketing da empresa. “Se você precisa engajar os clientes e promover produtos e serviços, certamente ter um app poderá ajudar”, acredita.
E se a empresa decidiu que hora de investir em um aplicativo próprio, é recomendável, segundo o executivo, que sejam considerados os custos envolvidos. “É importante avaliar se a empresa tem recursos para investir em um app de qualidade e, caso não tenha, quais seriam as opções para realizar esse investimento”, diz Rafael Franco.
Além disso, ele alerta para a necessidade da empresa pensar em funcionalidades específicas que não sejam possíveis em outros canais e na facilidade de uso. “Avalie o momento, os recursos e pense estrategicamente antes de investir em um aplicativo, pois ele pode ser a ferramenta ideal para alavancar seu negócio”, finaliza.
Sobre Rafael Franco
Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse o site ou @alphacode.