A Sony (SONY; Nyse) anunciou nesta terça-feira que vai demitir cerca de 900 funcionários da unidade de jogos eletrônicos PlayStation, o equivalente a 8% da força de trabalho total, em um processo de reestruturação de custos que o setor passa neste início de 2024.
“Tomamos a difícil decisão de anunciar um plano para reduzir nossa força de trabalho global”, afirma Jim Ryan, presidente da Sony Interactive Entertainment, em nota. “O setor de jogos eletrônicos mudou imensamente e precisamos nos adaptar.”
A companhia destaca que a Insomniac Games, produtora dos jogos “Spider-Man”, a Naughty Dog”, produtora de “The Last of Us” e “Uncharted”, além de equipes técnicas e de suporte, serão afetados nos Estados Unidos.
Nos estúdios da Europa, o London Studio, produtor de “Erica”, será fechado, enquanto a Guerrilla Games e a Firesprite, produtoras de “Horizon”, também sofrerão redução de pessoal.
“Essas decisões foram extremamente difíceis, mas são necessárias”, afirma Hermen Hulst, diretor do PlayStation Studios. Além disso, a companhia cancelou títulos que estavam em desenvolvimento.
A companhia destaca que continua comprometida com o desenvolvimento de jogos eletrônicos para o PlayStation e acredita que a reestruturação fará com que a unidade ganhe flexibilidade.
No mês passado, a Microsoft, que fabrica o rival Xbox, também anunciou demissão de 8% dos seus funcionários da unidade de jogos eletrônicos, refletindo ajustes após a aquisição da Activision Blizzard.
Fonte: Valor Investe