Em junho, as concessionárias do Ceará venderam 13.636 carros novos, um recuo de 10,37% em relação a maio, quando 15.214 foram emplacadas. No primeiro semestre deste ano, o estado vendeu 63.331 veículos zero quilômetro, um aumento de 10,11% em comparação com igual período de 2023. Considerando apenas junho de 2024, o aumento de 18,13% em relação ao mesmo mês do ano anterior foi de 11.543 veículos novos.
Para a Fenabrave, o aumento do crédito e o aumento da confiança dos consumidores e empresários refletiram os emplacamentos de veículos.
Resultados no Brasil
Os emplacamentos de veículos no Brasil (soma dos segmentos automotores) cresceram 6,3% em junho em comparação com maio. Mesmo com um número menor de dias úteis em comparação com o mês anterior (20 dias em junho, em vez de 21 em maio), o crescimento demonstrou o aquecimento do mercado. A expansão no primeiro semestre foi de 16,3%.
Como as vendas média diária e total aumentaram, esse resultado foi consistente. Na comparação com o mês anterior, todos os segmentos tiveram crescimento, exceto os comerciais leves. Andreta Jr., presidente da Fenabrave, afirma que o crédito desempenhou um papel significativo neste resultado, enfatizando que os emplacamentos acumulados até junho são os mais altos desde 2014.
Objetivos para o futuro
Ele acredita que a aprovação da lei que regula o Programa Mover motivará as montadoras a investir em novos produtos, o que aumentará as vendas nos próximos anos. Até 2032, as montadoras participantes do programa já anunciaram investimentos de cerca de R$ 130 bilhões.
Fonte: O Otimista