As ações das maiores petrolíferas do mundo encerraram a sessão em queda na segunda-feira (8), seguindo o recuo global nos preços do petróleo Brent, que caiu 3,35%, cotado a R$ 76,12, diante de um sentimento pessimista sobre as perspectivas do mercado no curto prazo.
Na Europa, a Shell caiu 1,69%, a BP recuou 1,67%, Repsol perdeu 1,45% enquanto Eni, TotalEnergies e Galp tiveram quedas mais acentuadas, de 1,98%, 3,12% e 2,92%, respectivamente.
Em Nova York, a ExxonMobil recuou 1,67% e a Chevron, 0,60%.
“No curto prazo, os mercados parecem com excesso de oferta, embora se preveja um aumento da procura no final do ano”, afirmou Ashley Kelty, analista da Panmure Gordon, à agência de notícias Dow Jones Newswires.
“A possibilidade de uma escalada do conflito no Oriente Médio e o aumento da perturbação nas rotas comerciais apresentam o maior risco de um choque para os mercados petrolíferos, embora os aumentos sustentados dos preços se baseiem na recuperação económica na China e noutras economias desenvolvidas”, completou.
Conforme a Dow Jones, a Panmure revisou para menos suas previsões para refletir preços mais baixos no quarto trimestre de 2023 e uma perspectiva mais pessimista no curto prazo, com previsões ruins superando às incertezas geopolíticas.
Fonte: Valor Investe